Lar Turismo 5 dicas para escapar do surto de virose no litoral de SP – 06/01/2025 – Cozinha Bruta
Turismo

5 dicas para escapar do surto de virose no litoral de SP – 06/01/2025 – Cozinha Bruta


Viajo esta semana para o litoral com meu filho. Minha maior expectativa é: que nenhum de nós pegue a virose que está mandando meio mundo para a privada, com diarreia e vômito.

Menos por utilidade pública, mais com o lembrete para mim mesmo, listei algumas atitudes sensatas que podem vir a dificultar o contágio quando formos comer e beber nos quiosques e bares da praia.

Vai funcionar? Aguardemos.

1. Visite nosso banheiro

Antes de se aboletar numa mesinha de plástico com propaganda de cerveja, cheque as instalações sanitárias do estabelecimento. Lugar com banheiro sujo costuma ser porco.

Muito importante, verifique se o bar de praia está com fornecimento de água regular. É muito comum faltar água no litoral na alta temporada e, dependendo da localização do quiosque, há aqueles que sequer são ligados à rede de abastecimento. Se o bar não tem água, os funcionários não lavam as mãos depois de usar o banheiro. Piriri literalmente líquido e certo.

2. O abestado come cru

Não coma, nas cidades com surto de virose, nada que não venha frito, cozido ou assado. Aquela saladinha triste que acompanha o pê-efe de peixe? Dispense. Sushi? Ceviche? Guacamole? Melhor não. Ostras? Francamente, é bom evitar sempre que não estiver num estabelecimento de absoluta confiança.

3. Cerveja >>>>> Caipirinha

Não beba nada que não chegue à mesa enlatado ou engarrafado. O vírus pode estar nas mãos de quem abre o coco, de quem bate o suco, de quem prepara a caipirinha. E fuja do gelo como o Diabo da cruz. Sabe-se lá com que água foi feito o gelo do boteco.

4. Abençoe o copo térmico

Quando viraram modinha, o copo Stanley e seus similares foram alvo de chacota. Eu tenho, gosto e recomendo. E digo mais: num surto causado por condições precárias de higiene, carregar o próprio copo se torna uma baita vantagem competitiva. Você nunca sabe com que capricho –e com que água– os copos são lavados no quiosque.

Se for beber direto na lata ou na garrafa, observe a dica seguinte.

5. Ressuscite o álcool gel

Retome os cuidados obsessivos com limpeza, que você tinha durante a pandemia de Covid-19. Lave as mãos o tempo todo. Carregue um frasco de álcool gel para desinfetar as mãos, os copos, as latas de cerveja.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



FONTE

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Turismo

Despedida e reflexões

Hoje escrevo a minha última coluna por aqui. E, com o coração...

Turismo

O Réveillon que passei com o Faustão na Bahia – 02/01/2025 – Cozinha Bruta

Não é preciso dominar o latim para captar o significado da expressão...

Turismo

Como será a Fazenda Vista Verde, em Araçoiaba da Serra – 03/01/2025 – Turismo

Com investimento previsto de R$ 330 milhões, o projeto da Fazenda Vista...

Turismo

Sobrou carne do Ano-Novo? Veja como reaproveitar – 02/01/2025 – Nação churrasqueira

Sobrou carne da ceia de Ano-Novo? Não se preocupe: aqui estão algumas...