O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu na manhã desta sexta-feira (29) no Palácio do Planalto o presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi.
O encontro, que não constava inicialmente na agenda de Lula, foi o primeiro entre os dois desde as eleições presidenciais uruguaias, no último domingo (24).
Orsi depois comentou que a relação entre Mercosul e União Europeia foi um dos pontos centrais da conversa e disse estar otimista com a possibilidade de “seguir estreitando os laços”. Os dois blocos negociam um acordo comercial, que vem enfrentando grande resistência da França
“Na semana que vem terá a cúpula [do Mercosul] no Uruguai, no qual um dos temas centrais é a relação e os avanços na relação entre Mercosul e União Europeia, [assunto] que tomou a maior parte da nossa reunião”, disse o uruguaio a jornalistas. “Como conclusão, dissemos, somos otimistas como Mercosul e como região na possibilidade de estreitar laços com outras regiões e, fundamentalmente, com a Europa.”
Em nota, o Palácio do Planalto informou que Orsi reforçou no encontro a importância da relação do Uruguai com o Brasil e “trouxe uma mensagem de contentamento do presidente atual, Lacalle Pou, pela parceria entre os dois países, independentemente do governo eleito”.
A vitória de Orsi foi celebrada pelo governo brasileiro, por marcar o retorno da esquerda ao poder no país vizinho, em meio ao radicalismo do argentino Javier Milei e às dificuldades enfrentadas por esse espectro em outras nações da região — como a Bolívia, que vive uma divisão entre o atual presidente Luís Arce e o ex-líder Evo Morales.
Orsi, 57, era o nome nas eleições da coalizão de esquerda e centro-esquerda Frente Ampla. Com a sua vitória no domingo, a Frente —historicamente próxima ao PT— voltou a comandar o país após cinco anos de governo de centro-direita, sob a liderança de Lacalle Pou.
Apesar de ser visto como pragmático, Lacalle Pou mostrou uma forte oposição às iniciativas brasileiras de retomar o processo de integração na América do Sul. Em uma cúpula em Brasília, com líderes da região, ele teceu duras críticas a Lula e chegou a abrir uma live da reunião fechada, para marcar sua posição.
Lula já havia conversado com Orsi por telefone, no dia seguinte às eleições para parabenizá-lo. Segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto, o brasileiro disse que pretende encontrar Orsi novamente durante a cúpula do Mercosul, que será realizada no Uruguai nos próximos dias 5 e 6 de dezembro.
O brasileiro também já havia usado suas redes sociais para parabenizar o presidente eleito. Escreveu que se tratava de uma vitória de toda a América Latina.
“Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito Yamandú Orsi, a Frente Ampla e meu amigo Pepe Mujica pela vitória no pleito de hoje. Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe”, escreveu o presidente.
“Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional.”
Deixe um comentário