Lar Internacional Irã avisa ONU que quer expandir enriquecimento de urânio – 28/11/2024 – Mundo
Internacional

Irã avisa ONU que quer expandir enriquecimento de urânio – 28/11/2024 – Mundo


O Irã informou à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) sobre planos de instalar mais centrífugas para enriquecimento de urânio em instalações de Fordow e Natanz, ao sul de Teerã, e ativar máquinas recentemente instaladas nos locais, de acordo com um relatório confidencial do órgão divulgado nesta quinta-feira (28).

O relatório enviado para os estados-membros, visto pela agência Reuters, detalha planos e a promessa de Teerã de adicionar milhares de centrífugas em resposta à aprovação de uma resolução contra o país pela Junta de Governadores da AIEA, composta por 35 nações.

O Irã já possui mais de 10 mil centrífugas operando em suas duas instalações subterrâneas em Natanz e Fordow e em uma planta acima do solo em Natanz. O relatório delineia planos para instalar mais 32 cascatas (grupos) de cerca de 174 máquinas cada uma e uma cascata massiva e sem precedentes de 1.152 máquinas IR-6.

O relatório, no entanto, não menciona o enriquecimento de urânio até 60% de pureza, próximo aos 90%, taxa usual em armas russas e americanas. Teerã se prepara para conversas na sexta-feira (29) com Reino Unido, França e Alemanha em Genebra para restaurar o diálogo com o Ocidente.

Pouco antes da reunião trimestral da semana passada do conselho da AIEA, o Irã ofereceu limitar seu estoque de urânio enriquecido em 60%, com a condição de que não fosse aprovada uma resolução contra o país pela Junta de Governadores.

Embora a AIEA tenha verificado que o Irã estava desacelerando o enriquecimento no nível mais alto e chamado isso de “um passo concreto na direção certa”, a junta aprovou a resolução proposta por Reino Unido, França, Alemanha e Estados Unidos que repete um apelo para que Teerã coopere mais com a agência da ONU.

O relatório não menciona a reversão da desaceleração no enriquecimento do Irã, mas afirma que o país informou à AIEA que oito cascatas recentemente adicionadas de máquinas IR-6 seriam ativadas para enriquecer o material atômico até 5% de pureza.

No fim de dezembro, relatório da AIEA apontou que o Irã havia aumentado em 27% o ritmo de enriquecimento de urânio no país. Teerã teria, na ocasião, 4.745 kg do produto com mais de 20% de enriquecimento, o suficiente para alimentar reatores de propulsão naval e algumas aplicações militares. O volume é 15 vezes maior do que o estabelecido no acordo nuclear assinado em 2015.

A agência estimou naquele momento em ao menos 128 kg a quantidade da substância com 60% de enriquecimento, um índice elevado. Esse material poderia ser usado em talvez três bombas atômicas menos potentes.

O enriquecimento é um processo no qual o gás hexafluoreto de urânio, obtido a partir de uma pasta do minério chamada “yellow cake” (bolo amarelo, em razão de sua cor), é girado em poderosas centrífugas para separar seus átomos mais leves, usados na fissão nuclear —seja controlada em reatores ou libertada em bombas.



FONTE

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Senado americano vota em gesto simbólico para bloquear tarifas de Trump contra o Canadá | Mundo

O texto, apoiado por quatro republicanos e todos os democratas do Senado,...

Internacional

Rússia defende Irã de ameaças de Trump e diz que ataque militar seria 'ilegal e inaceitável'

Presidente dos Estados Unidos voltou a dizer que atacará o Irã caso...

Internacional

Número de mortos no terremoto em Mianmar supera 3.000

Governo disse nesta quarta (3) que número de mortos por conta do...

Internacional

Mortes em Gaza desde retomada de ataques passam de 1 mil, diz Hamas; Israel diz estar ‘fragmentando’ território | Mundo

Exército israelense voltou a bombardear Faixa de Gaza há duas semanas, rompendo...