Será que o tradicional sal grosso, tão querido nos churrascos, perdeu seu lugar de destaque? Na verdade, a resposta é um pouco mais complexa. O sal grosso continua sendo uma escolha popular para muitos, mas novas tendências e tipos de sal estão ganhando espaço nos churrascos modernos.
Então o sal grosso saiu de moda? Não exatamente. Ele continua sendo uma escolha sólida e tradicional. No entanto, o mundo dos sais é vasto e variado, e experimentar diferentes tipos de sal pode levar seu churrasco a um novo nível. O segredo é entender as características de cada sal e como eles podem ser usados para realçar o sabor dos seus pratos favoritos.
Entenda os principais tipos de sal para churrasco e seus respectivos usos.
Sal grosso
É indicado para carnes que precisam de mais tempo de fogo e que possuem uma boa quantidade de gordura, como a costela, o cupim ou, ainda, uma peça inteira de carne que leve mais de uma hora de preparo, como uma picanha assada lentamente. O que acontece é que os grãos de sal serão dissolvidos ao longo do tempo e não restarão cristais inteiros na gordura da carne na hora de comer.
Sal de parrilla
É muito popular na Argentina, no Uruguai e também no Brasil. Esse sal tem cristais mais finos do que o sal grosso tradicional, mas ainda grandes o suficiente para dar um bom tempero à carne. É utilizado tanto no preparo quanto na finalização de carnes que são grelhadas de modo rápido, de 15 a 30 minutos, como bifes largos com 3 cm de espessura.
Sal de mesa ou sal fino
Melhor opção para as marinadas, pois ajuda a abrir as fibras da carne fazendo com que absorva mais os sabores de todos os ingredientes.
Flor de sal
Perfeito para finalizar pratos. É um sal mais delicado, com cristais finos, que deve ser usado após o preparo da carne, salpicado por cima para um toque final de sabor. Ele se dissolve junto ao suco da carne e pode manter ainda alguns pedaços de cristais.
Tem um sabor mais puro e uma textura crocante, realçando o sabor dos alimentos sem dominar. Pode ser usado em qualquer tipo de carne e vegetal.
Sal defumado
Ótimo para adicionar um toque defumado à carne, especialmente quando a churrasqueira não é usada. Funciona para preparos no forno, na frigideira ou na churrasqueira elétrica. Pode ser usado tanto ao fazer a carne quanto ao finalizá-la.
Receita caseira
Com o sal grosso é possível criar vários tipos de sal. Ao pulsar no liquidificador, obtém-se um sal de parrilla. Quando misturado com ervas frescas e batido, resulta em um sal de ervas. Ao misturar com chimichurri seco, torna-se um sal de chimichurri.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Deixe um comentário