sexta-feira , 27 dezembro 2024
Lar Internacional Coreia do Sul busca reaver rotina após autogolpe frustrado – 05/12/2024 – Mundo
Internacional

Coreia do Sul busca reaver rotina após autogolpe frustrado – 05/12/2024 – Mundo


Um alarme disparou em todos os celulares com números de Seul na noite de quarta (4), manhã no Brasil, inclusive no aparelho usado pelo enviado da Folha, alertando para a paralisação parcial do metrô no dia seguinte.

A greve vinha em preparação semanas antes da tentativa de autogolpe promovida na terça (3) pelo presidente Yoon Suk Yeol e acabou se somando às reações da sociedade sul-coreana à frustrada manobra do chefe do Executivo.

O sindicato do transporte público divulgou nota dizendo que, além da reivindicação de recontratar demitidos e abrir mais vagas de trabalho, tratava-se agora de uma “greve contra o regime de Yoon”.

A reportagem passou cerca de quatro horas no metrô nesta quinta, nas linhas 1 e 3, que teriam sido as mais visadas pelos grevistas –junto com os trens regulares e de alta velocidade, fora da capital.

As longas esperas eram inusitadas na estação Jongno 3(sam)-ga, onde as duas linhas se encontram, mas uma passageira disse que o número elevado de pessoas na plataforma era comum para o horário. Outro, posteriormente, afirmou ter esperado 15 minutos na linha 1, descrevendo como um acontecimento bizarro.

O alvo político original do movimento era o prefeito de Seul, Oh Se-hoon, aliado de Yoon e possível alternativa a ele no Partido do Poder do Povo. Agora, os manifestantes miram toda a legenda. Houve reunião de negociação com a empresa municipal responsável na tarde desta quinta, sem acordo.

O metrô teria conseguido manter até 90% das operações, em parte recorrendo a trabalhadores terceirizados. Mas a previsão é que a paralisação se amplie na sexta (6), véspera da votação do pedido de impeachment de Yoon, proposto pela oposição liderada pelo Partido Democrático.

A greve não deve se limitar ao transporte público, aproximando-se de um movimento generalizado, prometido pela Confederação Coreana de Sindicados. Entre as fábricas ameaçadas está a montadora Hyundai.

Paralelamente, espera-se a ampliação das vigílias da sociedade civil, que prosseguem em diversas cidades do país, inclusive diante da Assembleia Nacional.

A tensão na capital prosseguiu mais um dia, com o anúncio de investigações da Procuradoria e da polícia contra o presidente, pelo crime de “traição”. Em sinal de resistência, Yoon teria rejeitado o pedido de demissão que havia sido apresentado pelo ministro da Defesa, Kim Yong-hyun. O argumento dado é que o país está sob ameaça à segurança nacional.

Também na quinta, autoridades americanas, que vinham evitando questionar o presidente, um dos principais parceiros dos Estados Unidos na região, passaram a elevar o tom crítico à tentativa de autogolpe.

O subsecretário de Estado Kurt Campbell, responsável pela forte aproximação com Yoon no governo de Joe Biden, declarou num evento nos EUA que a reação da população sul-coreana à frustrada imposição da lei marcial era “um símbolo poderoso de que as pessoas estavam preparadas para deixar claro que este foi um processo profundamente ilegítimo“.

A votação do impeachment, no mesmo prédio que soldados tentaram invadir durante a breve lei marcial, vem sendo precedida de pressões sobre a bancada governista, que precisaria ceder pelo menos oito votos para a proposta ser aprovada. No impeachment de 2016, da presidente Park Geun-hye, o quadro era semelhante –e o partido governista rachou.

Um dos efeitos da maior tensão política, repetindo o que se viu em crises anteriores, segundo relatos, é o congestionamento que tomou o distrito de Gangnam e outros na noite de quinta. É a região de grande poder aquisitivo que concentra restaurantes e bares, muitos deles lotados, sem refletir a expectativa no país.



FONTE

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Irã prende jornalista da Itália e a manda para a prisão de Evin

O Ministério das Relações Exteriores da Itália anunciou nesta sexta-feira (27) que...

Internacional

Azerbaijan Airlines diz que avião sofreu “interferências externas”

O avião fabricado pela Embraer e operado pela Azerbaijan Airlines (AZAL) que...

Internacional

EUA veem indícios de que míssil abateu avião no Cazaquistão

Os EUA veem indícios de que um sistema antiaéreo russo pode ter...

Internacional

Idosa é morta a facadas por terrorista em Israel

Uma mulher de 83 anos foi morta em um ataque terrorista na...