Em sua missão de estreitar os laços com as cervejarias artesanais brasileiras e expandir a cultura do lúpulo americano, a USA Hops promoveu mais uma edição da HGA Best Brazilian Craft Beer.
Como aconteceu em outras edições, o grupo americano escolheu com antecedência o estilo —neste ano, session IPA—, que só poderia usar lúpulos fornecidos pela organização. E a vencedora, anunciada no Empório Alto dos Pinheiros, o querido EAP, foi a Locals Only Brewing, cervejaria de Boiçucanga, no litoral norte de São Paulo.
Para chegar ao título, a cervejaria caiçara superou as versões de outros nove coleguinhas: Geezer (Botucatu, SP), Invicta (Ribeirão Preto, SP), Mafiosa (Valinhos, SP), Escafandrista (Piracicaba, SP), Under Tap (Santo André, SP), Cervejaria Satélite (SP), Brewteco (Rio de Janeiro), Bastards Brewery (Curitiba, PR) e Schornstein (Pomerode, SC, que integra a Companhia Brasileira de Cerveja Artesanal).
As versões da Satélite e da Geezer ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. No dia da premiação, o EAP disponibilizou para um grupo seleto amostras das dez selecionadas (este humilde escriba pode dizer que a premiação foi mais do que justa).
Todas receberam 40 kg de lúpulo, divididos em quatro variações: Talus, Cascade, Centennial e Vista. A vencedora da Locals Only, batizada de Messy Ride, tem 4,5% de álcool e 35 IBU (escala de amargor que chega a 100); portanto, tem baixo amargor, como é característico do estilo.
No ano passado, a USA Hops premiou a cervejaria Juan Caloto, com a melhor double IPA; em 2022 foi a mineira Koala, que venceu com a melhor West Coast IPA.
Ainda é possível encontrar a lata da Messy Ride no EAP (R$ 36, com 473 ml). Mas quem for dar um passeio ao litoral de São Paulo neste fim de ano, pode também tomar a cerveja direto da fonte, no Locals Only Beer Spot (@localsbeerspot), o bar da marca, localizado na av. Walkir Vergani, 813, loja 2, praia de Boiçucanga.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Deixe um comentário