O papa Francisco surgiu com o queixo machucado ao presidir a cerimônia que instalou 21 novos cardeais católicos na Basílica de São Pedro, no Vaticano, neste sábado (7).
A Santa Sé informou que não comentaria o assunto.
A mancha roxa podia ser vista no lado direito do rosto do papa, ao redor de seu queixo inferior e na parte superior de seu pescoço.
Francisco, que completa 88 anos neste mês, parecia estar em boa forma, no entanto, liderando uma cerimônia cheia de rituais para elevar eclesiásticos de 17 países ao Colégio dos Cardeais —o grupo de elite que, um dia, elegerá seu sucessor.
Líder da Igreja Católica desde 2013, o pontífice vem sofrendo com uma série de problemas de saúde nos últimos anos, e hoje usa cadeira de rodas para se locomover devido a dores nos joelhos e nas costas.
Os cardeais são os oficiais de mais alto escalão na organização religiosa depois do papa. No caso de morte ou renúncia do pontífice, aqueles que têm menos de 80 anos têm a responsabilidade de escolher quem o sucederá e guiará espiritualmente os cerca de 1,4 bilhão de católicos espalhados pelo planeta.
Francisco já nomeou cerca de 80% dos prelados que elegerão o próximo papa. Isso tem potencial de aumentar a probabilidade de que seu substituto compartilhe suas visões sobre o catolicismo, que envolvem uma Igreja mais inclusiva e engajada com o mundo.
Deixe um comentário