Lembro-me pouquíssimo da minha avó na noite de Natal. As comidas, a mesa posta numa toalha sobre a qual os pratos deitavam apenas uma vez ao ano, a casa cheia, o cheiro do pêssego em calda… de tudo isso, eu me lembro. Mas o rosto da minha avó, o cabelo arranjado, os brincos (sempre achei que fossem de pérola, até o dia em que os herdei), o sorriso, as rugas, a corrente com o escapulário, esse retrato eu só consigo reconstruir depois que minha avó deixou de cozinhar, mais ao final da sua vida, quando a comida da ceia passou a ser encomendada.
Minha avó formou-se na primeira turma de contabilidade na Instituição Moura Lacerda, em Ribeirão Preto. Sabia cantar inúmeros trechos de ópera, sapateava e fazia bonecas de pano, que nunca foram vendidas, embora houvesse demanda e desejo em fazê-lo. Passou uma vida (quase) inteira dentro de casa, boa parte dela, na cozinha —não consigo nem imaginar o que é “ter que” cozinhar para o marido e os sete filhos, todos os dias.
Fico sempre em dúvida se Dona Terezinha se sentiria feliz ou traída pela neta que escolheu a cozinha como profissão e se ela algum dia gostou de cozinhar. Eu adoro, mas não por obrigação. Por escolha. E neste Natal decidi preparar pratos rápidos, para curtir a família sem estresse. Existem excelentes motivos para trocar o peru pelo tofu, e a praticidade é apenas um deles. A receita de hoje fica pronta em 45 minutos, quem me acompanha?
TOFU DE NATAL
Ingredientes
400g de tofu defumado
½ colher de chá de páprica defumada
10 cravinhos
Azeite, pimenta preta e sal a gosto
½ cebola
2 colheres de sopa de manteiga vegetal
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de extrato de tomate
½ xícara de vinho tinto
1 ½ xícara de caldo de legumes
2 colheres de sopa de geleia de frutas vermelhas
Preparo
-
Faça riscas cruzadas na parte de cima do tofu, isso vai fazer com que os sabores penetrem melhor. Tempere com sal, azeite e páprica defumada. Coloque o tofu numa assadeira untada com azeite, espete alguns cravinhos e reserve.
-
Pique a cebola em cubos e refogue-a no azeite. Antes de dourar, adicione a manteiga, espere derreter e adicione a farinha. Cozinhe por dois minutos e entre com o extrato de tomate. Misture para formar uma pastinha e cozinhe por mais dois minutos.
-
Adicione o vinho e mexa com uma vara de arame para dissolver a farinha.
-
Entre com o caldo de legumes aos poucos, mexendo sempre, até dar o ponto de um molho aveludado e ligeiramente consistente. Adicione a geleia de frutas vermelhas e envolva. Tempere com sal e pimenta preta. Reserve.
-
Cubra o tofu com metade do molho e leve para assar a 180 graus por 15 minutos.
-
Retire do forno e finalize com o restante do molho.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Deixe um comentário