Líderes europeus se reunirão em Bruxelas na próxima quarta-feira (18) junto ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte, para debater novos planos para encerrar a guerra e a até mesmo a possibilidade de enviar “forças de paz” para o território ucraniano.
A informação foi revelada nesta sexta-feira (13) pelo jornal Político. O encontro contará com a presença de figuras-chave da política europeia. Entre os convidados confirmados, cita o jornal, estão o chanceler alemão Olaf Scholz, o presidente da França, Emmanuel Macron, o presidente da Polônia, Andrzej Duda, o presidente do Conselho Europeu, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Ainda segundo o político, citando agências de notícias europeias e americanas, a reunião também contará com a presença da primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, e do primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer.
O objetivo principal da discussão será explorar alternativas para alcançar a paz na Ucrânia, diante do risco de escalada do conflito e de incerteza sobre o futuro da assistência militar ocidental, já que Donald Trump, presidente eleito dos EUA que vai tomar posse em janeiro, tem se posicionado contra o envio de ajuda à Ucrânia.
Deixe um comentário