Lar Internacional Justin Trudeau, premiê do Canadá, deve anunciar renúncia nesta segunda-feira, diz jornal
Internacional

Justin Trudeau, premiê do Canadá, deve anunciar renúncia nesta segunda-feira, diz jornal




Ainda não está claro se Trudeau sairá imediatamente ou permanecerá como primeiro-ministro até que um novo líder seja escolhido. Primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, discursa ao Parlamento em 2023
Sean Kilpatrick/The Canadian Press via AP
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, deve anunciar na segunda-feira que renunciará ao cargo de líder do Partido Liberal, informou o jornal canadense The Globe and Mail neste domingo (5), citando três fontes.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O gabinete do primeiro-ministro canadense não se manifestou até a última publicação desta reportagem.
Ainda não está claro se Trudeau sairá imediatamente ou permanecerá como primeiro-ministro até que um novo líder seja escolhido.
Trudeau assumiu como líder liberal em 2015, quando o partido estava em apuros. A saída dele deixaria o partido sem um líder permanente em um momento em que as pesquisas mostram que os liberais perderão para os conservadores em uma eleição a ser realizada no final de outubro.
A renúncia, se confirmada, provavelmente resultará em novos apelos por uma eleição rápida para instituir um governo capaz de lidar com a administração do presidente eleito americano Donald Trump pelos próximos quatro anos.
O primeiro-ministro discutiu com o ministro das Finanças, Dominic LeBlanc, se ele estaria disposto a assumir o cargo de líder interino e primeiro-ministro, disse uma fonte ao jornal, acrescentando que isso seria impraticável se LeBlanc planeja concorrer à liderança.
Crise
A crise envolvendo o mandato de Trudeau começou em dezembro, quando parlamentares pediram a ele que renuncie ao cargo após a vice-premiê e ministra das Finanças, Chrystia Freeland, pedir demissão.
A demissão de Freeland mergulhou o Canadá em uma crise política.
Com isso, o governo de Trudeau entrou em uma de suas maiores crises desde que ele assumiu o poder, em novembro de 2015. Além disso, o primeiro-ministro se expôs a um momento de fragilidade a menos de um ano para as eleições canadenses.
Atualmente, pesquisas apontam que o Partido Conservador, de oposição, deve vencer as próximas eleições. Ao mesmo tempo, Trudeau perdeu popularidade por causa do aumento no custo de vida dos canadenses.
Para agravar a situação, dados financeiros divulgados nesta segunda-feira apontam que as contas do governo fecharam com déficit de US$ 43,4 bilhões (R$ 267 bilhões). O número veio 50% acima do projetado. A previsão de crescimento do PIB também foi reduzida de 1,9% para 1,7%.
Caso decida permanecer no cargo, Trudeau ainda pode ser alvo de um voto de desconfiança no Parlamento, no início de 2025. A moção pode ser votada caso partidos de oposição se unam contra o primeiro-ministro.
O governo canadense está em choque desde que Trump anunciou, em dezembro, sua intenção de impor tarifas de até 25% aos produtos locais.
O principal parceiro comercial do Canadá é os Estados Unidos, que representam 75% de suas exportações.
VÍDEOS: mais assistidos do g1



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Soldado israelense investigado no Brasil dá entrevista sobre o caso

O soldado israelense que teve as férias interrompidas no Brasil em meio...

Internacional

A 2 dias da posse de Maduro e com Venezuela sob tensão, González se reúne com ex-líderes latinos no Panamá | Mundo

Candidato da oposição venezuelana, que acusa o atual presidente de fraude nas...

Internacional

Irã liberta jornalista italiana Cecilia Sala

A jornalista italiana Cecilia Sala, presa no Irã desde 19 de dezembro,...

Internacional

Um dia após Trump falar em 'Golfo da América', presidente do México defende chamar EUA de 'América Mexicana'

Em réplica a Trump, Claudia Sheinbaum disse ‘mexicanos chegaram primeiro’ ao território...