Em ascensão como referência em estrutura e categorias de base, o Azuriz também busca se firmar entre os principais clubes do Estado. O time do Sudoeste, fundado em 2018, vai para o seu quinto ano seguido na elite do Campeonato Paranaense 2025.
Para a atual edição, o objetivo é, novamente, conquistar o calendário nacional. Por ter terminado na sexta posição geral no Estadual do ano passado, o Azuriz não conseguiu vaga na Copa do Brasil, mas garantiu-se na Série D deste ano.
O clube, inclusive, manteve uma base da equipe do ano passado. O lateral Williams Bahia, o volante Xavier e o atacante Wellisson, por exemplo, que jogaram o Paranaense 2024 e saíram no segundo semestre, estão de volta.
Para 2025, o time da gralha azul escolheu o técnico Emerson Cris. “Temos a ciência que é um dos campeonatos mais difíceis do país, e foi considerado como o maior estadual de todos os tempos por algumas pessoas, isso fortalece a importância da nossa preparação. A nossa estreia fora de casa, os dois primeiros jogos fora, vão dizer muito do que será nossa competição”, disse o diretor Eliezer Vilizivale.
O Azuriz faz os dois primeiros jogos foram de casa, contra Rio Branco e Andraus. Depois, recebe o Athletico. A partida contra o Furacão foi confirmada para o Estádio Os Pioneiros, mas para um público exclusivo de mulheres e crianças. O clube do interior foi punido com dois jogos de punição, mas conseguiu a conversão de pena no TJD-PR.
Time-base do Azuriz para o Paranaense 2025
Vitor Hugo; Williams Bahia, Gabriel Fornari, Lucas Adell e Matheus Marques; Edinho, Xavier e Galvan (Felipe Dini); Wellison, Marco Bustillo e Matheus Robinho.
Craque: Xavier
O volante Xavier retorna ao Azuriz para o Paranaense após passagem pelo Ituano no segundo semestre de 2024. O jogador de 24 anos é considerado o grande destaque da equipe para a temporada atual.
Revelado nas bases da Portuguesa Santista e da Ponte Preta, o volante fez carreira no Corinthians, onde jogou principal entre 2020 e 2022, com 52 partidas. Depois, ainda atuou no Avaí em 2023 antes de sua primeira experiência pelo time paranaense.
Promessa: Romário Escobar
A promessa da equipe para o campeonato é o jovem Romário Escobar, de 20 anos. O volante é colombiano e chega da base do Millonarios. Além dele, o clube deve utilizar, claro, outros jovens oriundos das suas categorias de base para complementar o elenco.
Técnico: Emerson Cris
Natural de Curitiba, Emerson Cris começou carreira como auxiliar-técnico e treinador da base da Chapecoense. Antes de chegar ao Azuriz, também comandou o Concórdia, o Próspera, ambos de Santa Catarina, além do Galo Maringá entre 2020 e 2024.
Emerson Cris foi confirmado como novo treinador do Azuriz em outubro do ano passado, para a vaga deixada por Gilson Kleina, e participou de toda montagem e preparação do elenco para a temporada.
Como foi o Azuriz no Paranaense 2024?
O Azuriz fez uma campanha de segurança no Paranaense de 2024. A equipe foi quinta colocada na primeira fase. Nas quartas de final, porém, ficou no 0 a 0 na ida contra o Operário e perdeu por 1 a 0 no Germano Krüger, terminando eliminada.
Na classificação geral, ficou com a sexta posição e conseguiu uma vaga na Série D em 2025.
Tabela de jogos e classificação do Campeonato Paranaense 2025
- Rio Branco x Azuriz – 11/01, sábado, às 18h30
- Andraus x Azuriz – 15/01, quarta-feira, às 15h30
- Azuriz x Athletico – 18/01, sábado, às 16h
- Azuriz x Paraná Clube – 23/01, quinta-feira, às 20h
- Cascavel x Azuriz – 26/01, domingo, às 18h30
- Azuriz x São Joseense – 29/01, quarta-feira, às 20h
- Azuriz x Operário – 01/02, sábado, 16h
- Londrina x Azuriz – 05/02, quarta-feira, às 20h
- Azuriz x Coritiba – 08/02, domingo, às 15h30
- Maringá x Azuriz – 12/02, quarta-feira, às 20h
- Azuriz x Cianorte – 15/02, sábado, às 16h
Deixe um comentário