Lar Gastronomia Bolo de rolo e café: combinação perfeita – 08/01/2025 – Café na Prensa
Gastronomia

Bolo de rolo e café: combinação perfeita – 08/01/2025 – Café na Prensa


Uma fina camada de massa e outra de goiabada, sobrepostas, bastam para compor um dos mais agradáveis bocados da doçaria brasileira. O bolo de rolo, essa preciosidade pernambucana, fica ainda melhor com um café puro.

Sou maceioense e atesto que mesmo ali do lado não se faz bolo de rolo igual ao do Recife. Há coisas que só têm aquela qualidade em uma região específica, não tem jeito. O café das montanhas panamenhas, o cheiro da sua primeira casa, a cor indefinível do mar de Alagoas… são impossíveis de reproduzir.

Para manter-se fiel à tradição, recomendo comê-lo com um cafezinho coado, tradicional mesmo. Claro, se quiser preparar seu filtrado com um grão especial cheio de doçura, ótimo também. Mas o dulçor do bolo de rolo pede um café com mais amargor. Um tradicional bem feito ou um especial com torra mais escura.

Não bastasse a maravilha que é o bolo de rolo, os pernambucanos ainda inventam moda na hora de comer, muitas vezes tornando a iguaria ainda melhor.

Já experimentou cortar uma fatia fina de bolo de rolo, passar uma colherada de manteiga e chapeá-lo, tal qual um pão francês de padaria paulistana? A goiabada ameaça derreter, o calor enaltece os sabores, a gordura da manteiga semi-tostada cria uma crosta…

No Recife, por vezes, servem um pedaço finíssimo com uma fatia do também popularíssimo em Pernambuco queijo do reino. Mais uma união de sucesso, muito comum sobretudo na época natalina.

E não é que recentemente conheci a combinação que mais me encantou? Foi em uma cafeteria do Recife que serve ótimos cafés especiais. A So Lo Brewing faz um tostex de bolo de rolo com queijo manteiga. É isso mesmo. Em vez de pão, são duas fatias de bolo de rolo com um queijo no meio, bem derretido. Saliva-se assim que aquilo chega à mesa, com o queijo manteiga saltando para fora das camadas de goiabada.

Preferi comê-lo antes de tomar meu café, pois a doçura do bolo mataria a delicadeza do coado preparado com os excepcionais grãos da variedade typica cultivados ali mesmo em Pernambuco. Uma beleza de lanche vespertino.

Em tempo: não me venham com bolo de rolo de doce de leite, nutella ou até com massa de chocolate (acreditem, existe).

Acompanhe o Café na Prensa no Instagram @davidmclucena


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.





FONTE

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Gastronomia

Delfinópolis tem queijos e cachoeiras na Serra da Canastra – 08/01/2025 – Turismo

“Leva aqui um saquinho para botar pão de queijo“, aconselha Flávia Vieira,...

Gastronomia

Alimentação deve equilibrar proteínas vegetais e animais – 08/01/2025 – Baseada em Vegetais

O Ano-Novo chega sempre com metas, muitas delas relacionadas à saúde e,...

Gastronomia

Veja 11 lugares para provar coxinhas diferentes em SP – 06/01/2025 – Restaurantes

A capital paulista é a terra em que o clássico e o...

Gastronomia

Criadores do podcast Podpah abrem hamburgueria em SP – 06/01/2025 – Restaurantes

A chegada de um novo ano e as férias são uma boa...