“Garota, você não é mais o governante do Canadá, então não importa o que você diz”, respondeu o empresário Elon Musk nesta quarta-feira (8) ao premiê Justin Trudeau em uma publicação no X onde o mandatário canadense afirmava que a chance de o Canadá ser incorporado aos EUA era menor que a de uma bola de neve não derreter no inferno.
Trudeau manifestou tal posição após o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, ter sugerido novamente nessa semana a anexação do Canadá. Na segunda-feira (6) por meio de sua rede social, Truth Social, Trump sugeriu que o Canadá poderia se beneficiar economicamente ao se tornar o 51º estado norte-americano e que, Trudeau, que vai renunciar ao cargo de premiê, “sabia disso”.
“Muitas pessoas no Canadá gostariam de ser o 51º estado. Os Estados Unidos não podem mais suportar os enormes déficits comerciais e subsídios que o Canadá precisa para se manter à tona. Justin Trudeau sabia disso e renunciou”, declarou Trump. Ele ainda acrescentou: “Se o Canadá se unisse aos EUA, não haveria tarifas, os impostos cairiam significativamente e eles estariam TOTALMENTE SEGUROS da ameaça dos navios russos e chineses que os cercam constantemente. Juntos, que grande nação nós seríamos!”.
Nesta terça-feira (7), Trump publicou em suas redes sociais um mapa que exibia o Canadá como parte do território dos Estados Unidos. Embora a posição de Trump sobre o Canadá seja amplamente tratada com tom de humor, suas declarações a respeito da anexação da Groenlândia e do controle do Canal do Panamá são encaradas de forma mais séria, já que o ex-presidente considera essas regiões estratégicas para a segurança e o fortalecimento econômico dos EUA.
Deixe um comentário