Lar Internacional Jimmy Carter recebe homenagens no Capitólio
Internacional

Jimmy Carter recebe homenagens no Capitólio



O caixão com o corpo do ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter (1977-1981) chegou nesta terça-feira (7) ao Capitólio para um velório que permanecerá aberto até a manhã da próxima quinta-feira (9), quando será transferido para a Catedral Nacional de Washington para um funeral de Estado.

Membros do Congresso americano e juízes da Suprema Corte se reuniram ao redor do caixão coberto com a bandeira do país, sob a cúpula do Capitólio.

O ex-presidente, que morreu em 29 de dezembro, aos 100 anos de idade, começou a receber honras no sábado, com uma procissão fúnebre em sua cidade natal, Plains, no estado da Geórgia. Nesta terça-feira, o corpo foi levado para Washington após um velório no Centro Presidencial Carter, em Atlanta.

Ao chegar à capital dos EUA, o caixão de Carter foi levado em procissão em uma carruagem puxada por cavalos até os degraus do Capitólio.

Lá, as tropas apresentaram as armas e prestaram homenagem com uma salva de 21 tiros, seguida por uma banda militar tocando os hinos “God of Our Fathers” e “O God Our Help in Ages Past” enquanto o caixão era carregado para dentro da sede do Congresso.

A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, e seu marido, Douglas Emhoff, o presidente da Câmara dos Representantes, Mike Johnson, e o líder do Senado, John Thune, juntamente a um grande grupo de membros do Congresso, incluindo Nancy Pelosi, ex-presidente da Câmara, marcaram presença na cerimônia.

Kamala fez um discurso no qual chamou Carter de “o exemplo muito raro de um homem talentoso que também caminhava com humildade, modéstia e graça” e o descreveu como “um presidente com uma visão para o futuro”.

Johnson e Thune, por sua vez, também elogiaram o ex-presidente democrata em seus discursos, destacando especialmente seu legado após deixar o cargo – Jimmy Carter teve o mais admirado pós-presidência da história dos EUA.

No final da cerimônia, familiares de Carter se aproximaram do caixão, seguidos pelas autoridades.

Até a manhã de quinta-feira, espera-se que centenas de americanos enfrentem o frio e formem longas filas do lado de fora para prestar suas últimas homenagens a Carter no velório que acontece no Capitólio.

Carter era o ex-presidente vivo mais velho depois que George H. W. Bush faleceu no final de 2018, aos 94 anos.



FONTE

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

O Assunto #1382: O pior incêndio da história de Los Angeles | O Assunto

Neste episódio, Natuza Nery conversa com a cineasta brasileira Luiza de Moraes,...

Internacional

A 'tempestade perfeita' que faz de incêndios de Los Angeles os 'mais destrutivos' da história da cidade

Chamas deixaram pelo menos cinco mortos, mais de 130 mil deslocados e...

Internacional

EUA condenam Maduro e Boric diz que Venezuela é uma ditadura

Os Estados Unidos condenaram nesta quinta-feira (10) a campanha de intimidação promovida...

Internacional

Após detenção, María Corina diz que já está em um “local seguro”

A líder opositora María Corina Machado fez uma publicação em seu perfil...