Lar Internacional Biden concede, com distinção, maior honraria civil dos EUA ao Papa Francisco
Internacional

Biden concede, com distinção, maior honraria civil dos EUA ao Papa Francisco




Esta é a primeira vez que o presidente Biden concede a Medalha da Liberdade em seu nível mais elevado. Francisco foi chamado de ‘único’ por ser o primeiro papa do hemisfério sul. Joe Biden e Papa Francisco durante encontro no Vaticano, em 29 de outubro de 2021
Vatican Media/Via Reuters
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, concedeu neste sábado (11) a Medalha Presidencial da Liberdade ao Papa Francisco. A medalha, maior honraria civil dos EUA, foi presenteada em caráter de distinção ao líder mundial da Igreja Católica.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
“Hoje, o presidente Biden conversou com Sua Santidade o Papa Francisco e o nomeou como destinatário da Medalha Presidencial da Liberdade com Distinção. (…) Esta é a primeira vez que o presidente Biden concede a Medalha Presidencial da Liberdade com Distinção”, afirmou a Casa Branca em comunicado.
Biden também destacou que Francisco é o primeiro papa do hemisfério sul e por isso ele é único, “diferente de todos os que vieram antes dele”. “Acima de tudo, ele é o Papa do Povo – uma luz de fé, esperança e amor que brilha intensamente pelo mundo”, disse o comunicado.
Biden não entregou pessoalmente a medalha ao papa porque ele precisou cancelar sua viagem a Roma por conta do incêndio histórico que atingiu Los Angeles, com múltiplos focos ardendo pela cidade desde terça-feira (7).
A Medalha Presidencial da Liberdade é concedida a pessoas ou grupos que fizeram contribuições exemplares para a prosperidade, os valores ou a segurança dos EUA, a paz mundial ou outras iniciativas significativas na sociedade, seja no âmbito público ou privado, segundo a Constituição do país.
Entre 1963 e 2025, a honraria foi concedida 672 vezes a 669 indivíduos e um grupo (a equipe de operações da Missão Apollo 13), e duas pessoas (Ellsworth Bunker e Colin Powell) receberam a medalha duas vezes, segundo o Serviço de Pesquisa do Congresso dos EUA.
No entanto, o Papa Francisco é apenas a 27ª pessoa a ser condecorada com distinção. O próprio Joe Biden já recebeu a Medalha da Liberdade e também com distinção, em 2017, pelo então presidente Barack Obama.
Personalidades influentes em diversas áreas, como Lionel Messi, Hillary Clinton, Magic Johnson e George Soros, foram presenteados com a honraria no último sábado (4).



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Promotor de casos federais contra Trump renuncia

O promotor especial Jack Smith, responsável pelos processos federais contra o presidente...

Internacional

Kennesaw: a cidade americana onde ter arma em casa é lei

Em Kennesaw, na Geórgia, uma lei de 1982 exige que cada chefe...

Internacional

Líder da extrema direita alemã defende campanha de expulsão de estrangeiros residentes na Alemanha

Alice Weidel, do partido AfD, disse que em eventual governo fecharia as...

Internacional

Exército de Israel aprova plano para retirada da Faixa de Gaza, diz jornal | Mundo

O enviado especial de Trump para negociar a trégua, Steve Witkoff, reuniu-se...