Lar Internacional Antichavistas exigem libertação de chefe regional na Venezuela
Internacional

Antichavistas exigem libertação de chefe regional na Venezuela



A maior coalizão da oposição da Venezuela — a Plataforma Unitária Democrática (PUD) — exigiu neste sábado a libertação imediata do chefe do comando da campanha do antichavismo no estado de Miranda, no norte do país, Noel Álvarez, que foi preso na sexta-feira.

Em uma postagem da rede social X, o bloco opositor denunciou que o também ex-presidente da Fedecámaras, a maior associação patronal venezuelana, está “detido arbitrariamente há mais de 24 horas”.

“Exigimos sua libertação imediata, assim como de todos os presos políticos. Estar envolvido em política não é crime e não há razão para que permaneçam atrás das grades”, declarou a PUD.

Na sexta-feira, o Comitê de Direitos Humanos do partido Vente Venezuela (VV) – liderado pela ex-deputada María Corina Machado – disse que Álvarez foi detido por agentes do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (Sebin) e culpou o “regime” de Nicolás Maduro por “tudo o que acontecer com sua integridade física”.

Segundo o comité, 194 dirigentes e ativistas da oposição estão detidos – a maioria deles colaboradores do PUD e dos líderes antichavistas Machado e Edmundo González Urrutia -, muitos deles presos depois das eleições de julho do ano passado, quando eclodiu uma crise política devido à polêmica vitória de Maduro, confirmada pelo órgão eleitoral controlado pelo chavismo.

Os partidos da oposição alertaram para o aumento das “perseguições” e das “prisões arbitrárias” por parte do “regime” de Maduro, que tomou posse na sexta-feira para um terceiro mandato consecutivo de seis anos no poder, com o qual, segundo o PUD, o líder chavista realizou um “golpe de Estado”.

A coalizão opositora reivindica a vitória de seu candidato, González Urrutia, que disse na sexta-feira que está “muito próximo” de seu país, “pronto para uma entrada segura”.



FONTE

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Bombeiros de Los Angeles correm contra o tempo para controlar chamas em meio a retorno de fortes ventos | Mundo

O incêndio de Palisades já consumiu mais de 9 mil hectares, segundo...

Internacional

Promotor de casos federais contra Trump renuncia

O promotor especial Jack Smith, responsável pelos processos federais contra o presidente...

Internacional

Kennesaw: a cidade americana onde ter arma em casa é lei

Em Kennesaw, na Geórgia, uma lei de 1982 exige que cada chefe...

Internacional

Líder da extrema direita alemã defende campanha de expulsão de estrangeiros residentes na Alemanha

Alice Weidel, do partido AfD, disse que em eventual governo fecharia as...