Lar Internacional María Corina agradece a Bukele por apoiar luta pela democracia
Internacional

María Corina agradece a Bukele por apoiar luta pela democracia



A líder opositora venezuelana María Corina Machado disse por meio de suas redes sociais neste domingo (12) que recebeu uma mensagem de apoio do presidente de El Salvador, Nayib Bukele, à luta pela liberdade e pelo retorno da democracia na Venezuela.

A declaração de María Corina foi feita por meio de uma publicação na rede social X, na qual ela expressou gratidão pelo respaldo demonstrado pelo governante salvadorenho em meio à crise política vivida no país sul-americano, intensificada após a posse ilegítima do ditador Nicolás Maduro para um terceiro mandato consecutivo, viabilizada após a fraude eleitoral de 2024.

“Acabo de falar com o Presidente Nayib Bukele, quem me transmitiu sua admiração e seu apoio à luta pela liberdade do povo venezuelano, assim como sua exigência ao respeito à soberania popular expressada no dia 28 de julho”, escreveu a líder opositora, em referência à eleição que foi vencida de fato pelo opositor Edmundo González Urrutia, mas cujo resultado foi oficialmente ignorado pelo regime de Maduro.

“Agradeci pelo compromisso firme e solidário do povo de El Salvador e de seu governo com nossa democracia”, concluiu.

Bukele foi um dos primeiros líderes internacionais a questionar a legitimidade dos resultados divulgados pelo chavista Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que reelegeu Maduro sem divulgar as atas de votação para comprovar a vitória chavista, como manda a legislação venezuelana.

Desde a fraude de Maduro, o presidente salvadorenho vem reiterando que não retomará relações diplomáticas com a Venezuela até que sejam realizadas eleições verdadeiramente livres e transparentes. Após a publicação de Machado, Bukele compartilhou a mensagem em suas redes sociais, acompanhada das bandeiras de El Salvador e da Venezuela.

A oposição venezuelana, representada pela Plataforma Unitária Democrática (PUD), por González e por María Corina, classificou a posse de Maduro, ocorrida na sexta-feira (10), como a consumação de um golpe de Estado.

A cerimônia de posse de Maduro foi amplamente rejeitada pela comunidade internacional. Países como Estados Unidos, União Europeia, Peru e Paraguai se posicionaram contra o evento, negando qualquer legitimidade ao novo mandato do líder chavista.



FONTE

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Ucrânia divulga novo vídeo com militar norte-coreano capturado

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, divulgou nesta terça-feira (14) um novo...

Internacional

Biden retira Cuba de lista de países que promovem terrorismo

O presidente em fim de mandato dos Estados Unidos, Joe Biden, retirou...

Internacional

Com discurso contra imigração, extrema direita faz campanha na Alemanha usando 'santinho' em forma de bilhete de deportação

Polícia abriu investigação para apurar incitação ao ódio. AfD, que aparece em...