A Ucrânia lançou na noite desta segunda-feira (13) seu maior ataque contra infraestruturas militares em território russo desde o início da guerra, segundo informações divulgadas nesta terça-feira (14) pelo Estado-Maior de Kiev por meio de um comunicado.
De acordo com a fonte, o ataque atingiu alvos nas regiões de Bryansk, Saratov, Tula e Tartaristão, localizadas entre 200 quilômetros e 1.100 quilômetros da fronteira com a Ucrânia.
Na região de Saratov, um depósito de combustível perto da base aérea Engels-2 foi atingido. O depósito já havia sido alvo de outro ataque ucraniano cinco dias atrás.
Outra infraestrutura afetada foi a fábrica de produtos químicos na cidade de Seltso, na região russa de Bryansk, que produz explosivos de vários tipos. Dois sistemas de defesa antiaérea Tor e Buk foram destruídos durante o ataque, de acordo com o Estado-Maior de Kiev.
O ataque, lançado por forças de drones, de operações especiais e de mísseis, em conjunto com o serviço secreto ucraniano e a Força Aérea, também causou incêndios em uma refinaria de petróleo em Saratov e em uma fábrica de produtos químicos na região do Tartaristão.
Por sua parte, as autoridades russas relataram um ataque de cerca de 100 drones contra 12 regiões do país e o lançamento por parte da Ucrânia de seis mísseis ATACMS americanos e outros seis mísseis britânicos Storm Shadow contra a região fronteiriça de Bryansk.
Deixe um comentário