O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, denunciou nesta sexta-feira (14) que um drone russo carregado com explosivos atingiu uma estrutura que evita vazamentos na usina nuclear de Chernobyl, no norte de seu país, perto da fronteira com Belarus.
“Esta estrutura de proteção foi construída pela Ucrânia em conjunto com outros países da Europa e do mundo, junto com os Estados Unidos, junto com todos aqueles que estão comprometidos com a verdadeira segurança da humanidade. O único país do mundo que ataca essas infraestruturas, ocupa usinas nucleares e faz guerra sem levar em conta as consequências é a Rússia”, escreveu Zelensky em sua conta na rede social X.
O anúncio surge poucas horas antes da reunião agendada com o vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance, em Munique, na Alemanha, onde participará da Conferência de Segurança.
Zelensky afirmou que o ataque provocou um incêndio na estrutura em questão, mas que foi rapidamente extinto. “Neste momento, os níveis de radiação não aumentaram e estão sendo constantemente avaliados. De acordo com avaliações preliminares, os danos na estrutura de proteção são significativos”, disse o presidente ucraniano.
Segundo Zelensky, a estrutura protege o quarto reator da usina de Chernobyl, que foi destruído na explosão que causou a catástrofe nuclear de 1986, a mais grave da história da humanidade.
Zelensky classificou a Rússia como “uma ameaça terrorista para o mundo inteiro” e denunciou que o Exército russo “realiza tais ataques contra infraestruturas e cidades ucranianas” todas as noites. O ataque contra Chernobyl aconteceu na noite desta quinta-feira (13).
“Isso significa que, definitivamente, Putin não está pronto para negociar, ele está se preparando para continuar enganando o mundo”, completou o presidente ucraniano, que pediu mais pressão internacional sobre a Rússia.
Moscou negou as acusações feitas por Zelensky, considerando-as “provocação” da Ucrânia. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que não tinha informações precisas sobre o suposto ataque, mas antecipou que a Rússia não ataca infraestrutura nuclear.
“Os militares russos não fazem isso. Eles não fazem. Provavelmente é apenas mais uma provocação”, declarou Peskov.
Antes de Zelensky anunciar este incidente, a Força Aérea ucraniana havia relatado a derrubada de 73 drones Shahed iranianos e outros modelos em várias regiões da Ucrânia.
Nesta quinta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que seria realizada nesta sexta-feira em Munique, na Alemanha, uma reunião entre representantes de alto nível dos Estados Unidos, Rússia e Ucrânia, informação que Kiev negou por não existir uma “posição comum” entre a Europa e Washington sobre o fim do conflito.
AIEA diz que ataque não causou vazamentos ou aumento de radiação
Apesar do ataque russo ter danificado parte da estrutura da usina, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) informou nesta sexta-feira que nenhum aumento na radiação foi detectado até agora.
Segundo a AIEA, um drone atingiu o sarcófago de proteção do reator (NSS) da usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia. “Neste momento, não há indícios de que a contenção interna do NSS tenha sido violada. Os níveis de radiação dentro e fora permanecem normais e estáveis. Nenhuma vítima foi relatada. A AIEA continua monitorando a situação”, disse a agência da ONU nas redes sociais.
A AIEA informou que o ataque ocorreu por volta de 1h50 e provocou um incêndio no NSS, estrutura que protege os restos do reator número 4 da antiga usina, que em 1986 sofreu um dos acidentes nucleares mais graves da história.
Rafael Grossi, diretor-geral da agência, informou que este ataque, que o governo ucraniano atribuiu à Rússia, bem como o aumento da atividade militar em torno da usina nuclear de Zaporizhzhya, ocupada por tropas russas, “destacam os riscos persistentes à segurança nuclear”.
A usina, considerada a maior da Europa, está ocupada por tropas russas praticamente desde o início da invasão à Ucrânia e sofreu inúmeros cortes de energia que colocaram em risco os sistemas de resfriamento dos reatores.
Deixe um comentário