O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, conversaram neste sábado (15) por telefone e concordaram manter contato regular para organizar uma reunião entre o presidente americano, Donald Trump, e ditador russo, Vladimir Putin. A informação foi confirmada por ambos os governos.
A revelação da conversa entre Rubio e Lavrov ocorreu pouco antes da chegada do secretário de Estado dos EUA a Jerusalém, em Israel, onde dará início a uma série de reuniões diplomáticas. A agenda inclui uma visita à Arábia Saudita, onde ele deve se reunir com representantes russos para dar início às negociações sobre o fim da guerra na Ucrânia. A informação foi divulgada pela CNN, citando fontes.
A delegação americana que participará dessas tratativas também incluirá o assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, Mike Waltz, e o enviado especial para o Oriente Médio, Steve Witkoff.
Já pelo lado russo, os encontros devem contar com a presença de altos funcionários políticos, de inteligência e do setor econômico. Um dos nomes cotados para integrar a delegação de Moscou é Kirill Dmitriev, figura-chave no recente acordo de troca de prisioneiros entre os dois países — que envolveu o professor americano Marc Fogel, preso na Rússia desde 2021, e o hacker russo Alexander Vinnik.
A data oficial do encontro entre Trump e Putin ainda não foi definida, mas o republicano afirmou recentemente que a reunião com o chefe do Kremlin pode ocorrer na Arábia Saudita e que seu objetivo principal será discutir o fim do conflito no leste europeu.
Deixe um comentário