Lar Internacional Milei anuncia investigação sobre caso de criptomoeda
Internacional

Milei anuncia investigação sobre caso de criptomoeda



Estima-se uma retirada de quase US$ 90 milhões – em poucas carteiras digitais mas que concentravam 82% do total circulante.

Milei apagou o post e declarou que “não estava ciente dos detalhes do projeto”. Com o aumentado das críticas e movimentações políticas de seus opositores, o mandatário, através de comunicado neste domingo, resolveu encaminhar o caso ao Escritório Anticorrupção (OA) para apurar “se houve conduta imprópria por parte de qualquer membro do governo nacional, incluindo o próprio presidente”.

No comunicado, a presidência também anunciou a criação de uma “Força-Tarefa Investigativa”, encarregada de “iniciar uma investigação urgente sobre o lançamento da criptomoeda $LIBRA e todas as empresas ou pessoas envolvidas nesta operação”.

As informações coletadas serão entregues à justiça. “O presidente Milei, que tem demonstrado com ações seu compromisso com a verdade, está empenhado em esclarecer esse caso até as últimas consequências”, termina o comunicado.

Após a polêmica, adversários e aliados políticos se manifestaram. Deputados de blocos associados à esquerda pediram investigações e anunciaram até um pedido de impeachment.

Maximiliano Ferraro, deputado pela Coalizão Cívica, afirmou que a divulgação da criptomoeda por parte do presidente argentino “foi uma manobra especulativa que poderia ser alavancada no poder político do presidente e no uso de informações privilegiadas”.

O deputado socialista, Esteban Paulón, afirmou que “junto com deputados de vários blocos” apresentará um pedido de impeachment contra o presidente: “O que aconteceu é extremamente grave e degrada o gabinete presidencial”.

Pelo lado dos aliados, Patricia Bullrich, ministra da Segurança, acusou a oposição de transformar a polêmica em uma “bomba atômica para tentar derrubá-lo”.

Já a deputada Carolina Píparo, do mesmo partido de Milei afirmou que “o presidente esclareceu a situação” e também culpou a oposição pelo alarde: “é surpreendente que tantos se aproveitem desta ou de qualquer situação para fazer mal, que se alegrem com a ideia de que um governo está indo mal, como se isso não fosse afetar a todos nós. Esse desejo é muito pequeno e miserável.”



FONTE

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Vencedor, Friedrich Merz quer compor novo governo até a Páscoa

Eleitores alemães foram às urnas neste domingo (23/02) para escolher quem vai...

Internacional

Conservadores vencem eleição na Alemanha, e extrema direita tem ascensão recorde

Friedrich Merz, do CDU, precisará fazer alianças para formar governo, o que...

Internacional

Quais são os minerais raros da Ucrânia – e por que Trump está de olho neles?

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou que não vai “vender nosso Estado”...

Internacional

A Alemanha escolheu um novo governo. E agora?

Aliança conservadora CDU/CSU será a maior força no Parlamento alemão, cacifando-se para...