Lar Internacional Itália processará banda Placebo por chamar Meloni de “nazista”
Internacional

Itália processará banda Placebo por chamar Meloni de “nazista”



O Ministério da Justiça da Itália deu sinal verde nesta segunda-feira (17) para o processo contra o cantor da banda britânica Placebo, Brian Molko, que chamou a primeira-ministra Giorgia Meloni de “fascista, racista e nazista” em um show em Turim, em 2023.

Os promotores solicitaram a autorização do ministério por ser necessária no caso do crime de insulto às instituições estatais, do qual Molko é acusado e que é punível com multa, informou a imprensa italiana.

O processo teve início depois que o Ministério Público (MP) do país começou as investigações e a chefe de governo, que também é líder do partido de direita Irmãos da Itália, apresentou uma queixa contra o cantor da banda britânica.

Molko insultou Meloni, chamando-a de “pedaço de m…, fascista, racista e nazista” durante a apresentação no palco em Turim, em julho de 2023, quando também pediu mais proteção para os “direitos de pessoas não binárias e transgêneros”, e pediu que seus fãs desligassem seus telefones para “viver o momento”.

Relacionado a ícones do glam rock como Lou Reed e David Bowie, Molko lidera o Placebo, uma banda britânica de glam rock e rock alternativo que já vendeu 14 milhões de cópias em todo o mundo.

Essa não é a primeira vez que Meloni denuncia figuras e personalidades culturais, como foi o caso do famoso escritor e jornalista italiano Roberto Saviano, a quem ela denunciou por difamação por tê-la chamado de “bastarda” em um programa de televisão em 2020, antes de ela se tornar primeira-ministra.

O processo na justiça foi concluído em outubro de 2023, com Saviano condenado a pagar a Meloni 1.000 euros por difamação.

A primeira-ministra italiana também apresentou uma queixa no passado contra o historiador Luciano Canfora, que a acusou de ser neonazista, mas ela acabou retirando a queixa e o caso foi encerrado em outubro de 2024.



FONTE

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Zelensky diz estar disposto a deixar o cargo em troca de entrada da Ucrânia na Otan

267 drones russos foram lançados em um único ataque coordenado, informou Yuriy...

Internacional

Ministro da Defesa de Israel ordena que militares se preparem para permanência ‘prolongada’ na Cisjordânia | Mundo

Em um comunicado, Katz afirmou ter ordenado a ampliação das operações nos...

Internacional

Reino Unido e França discutem plano de missão de paz na Ucrânia

Os governos do Reino Unido e da França estão desenvolvendo um plano...

Internacional

Papa Francisco usou almofadas nasais para receber oxigênio e fará novos exames hoje, diz agência

Mais cedo, o pontífice agradeceu as orações pela saúde e afirmou que...