Lar Internacional Cartéis terroristas podem ser alvos de ataque dos EUA, diz Musk
Internacional

Cartéis terroristas podem ser alvos de ataque dos EUA, diz Musk


O empresário Elon Musk afirmou nesta quarta-feira (19) que os cartéis de drogas e facções criminosas recentemente designados como organizações terroristas pelo governo dos Estados Unidos, liderado pelo presidente Donald Trump, agora estão elegíveis para ataques com drones. O CEO da Tesla e da SpaceX fez tal declaração ao compartilhar um post feito pelo seu comitê de ação política, o America PAC, no X, informando que o Departamento de Estado havia oficializado a designação de diversos grupos criminosos como terroristas.

“Isso significa que eles estão elegíveis para ataques com drones”, escreveu Musk ao compartilhar a publicação.

A medida declarando as facções e cartéis como terroristas foi assinada pelo secretário de Estado, Marco Rubio, no último dia 6, em cumprimento a um decreto lançado por Trump emitido já no primeiro dia de seu novo mandato. Entre os grupos classificados como organizações terroristas estão seis cartéis mexicanos: Sinaloa, Jalisco Nova Geração, Nordeste, Golfo, Nueva Familia Michoacana e Cartéis Unidos. Além disso, a facção venezuelana Tren de Aragua e a facção salvadorenha MS-13 também foram incluídas na lista.

A decisão amplia o poder do governo americano para agir contra essas organizações, que agora podem ser alvos de sanções severas e até mesmo de operações militares diretas, incluindo ataques aéreos. A designação como grupos terroristas também permite que membros dessas organizações enfrentem penalidades mais duras e que seus recursos financeiros sejam bloqueados.

A classificação dos cartéis como terroristas era uma proposta antiga de Trump, que foi defendida pelo republicano durante a campanha presidencial de 2024.

A imprensa americana revelou nesta semana que a CIA tem usado drones para monitorar o crime organizado no México, identificando laboratórios de produção de fentanil – droga que tem sido um dos principais responsáveis pela crise de overdose nos Estados Unidos.

Questionada sobre o uso de drones americanos no espaço aéreo mexicano, a presidente do México, Claudia Sheinbaum, afirmou que esses voos acontecem com a permissão de seu governo.

“Os drones espiões voam sob pedido do governo do México”, declarou Sheinbaum.



FONTE

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

boca de urna indica vitória dos conservadores

O bloco conservador formado pela União Democrata-Cristã e pela União Social Cristã...

Internacional

Voo que saiu de NY faz pouso não programado em Roma após ameaça de segurança

Um voo da American Airlines de Nova York para Nova Déli foi...

Internacional

Zelensky anuncia cúpula em Kyiv com a participação de 37 líderes

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou a realização amanhã, segunda-feira (24),...

Internacional

Boca de urna na Alemanha aponta vitória do conservador CDU e crescimento recorde da extrema direita | Mundo

A porcentagem do CDU apontada na boca de urna não é suficiente...