Lar Internacional Funeral de Shiri Bibas e dos dois filhos, reféns israelenses devolvidos mortos pelo Hamas, emociona Israel
Internacional

Funeral de Shiri Bibas e dos dois filhos, reféns israelenses devolvidos mortos pelo Hamas, emociona Israel




Os corpos da família, que virou símbolo da luta pela volta dos reféns, foram devolvidos pelo Hamas na semana passada. Israelenses acompanharam cerimônia e esperaram em rodovias para acompanhar comboio e prestar última homenagem. Funeral de Shiri Bibas e seus dois filhos em Israel
AP Photo/Ariel Schalit
O funeral de Shiri Bibas e dos dois filhos – Kfir, de 9 meses, e Ariel, de 4 anos – mobilizou Israel nesta quarta-feira (26).
Os corpos da família, que virou símbolo da luta pela volta dos reféns, foram devolvidos pelo Hamas na semana passada. Nesta quarta, os caixões foram levados do centro de Israel até o cemitério em um comboio, que foi acompanhado por milhares de pessoas.
Israelenses se alinharam nas laterais das estradas até onde a vista alcançava, soluçando e se abraçando pelo caminho de cerca de 100 quilômetros.
Centenas de motocicletas, cada uma com uma bandeira israelense e fitas laranja, seguiram solenemente atrás do comboio.
Israelenses se emocionam durante comboio
AP Photo/Ariel Schalit
Na capital, Tel Aviv, uma multidão vestida de laranja também se reuniu para assistir à cerimônia de despedida de mãe e filhos.
Yarden Bibas, marido de Shiri e pai das crianças, que foi devolvido com vida pelo Hamas dias antes dos corpos, falou no funeral e relembrou os últimos momentos com a esposa:
“Você se lembra da nossa última conversa juntos? Na sala segura, perguntei se deveríamos lutar ou nos render. Você disse lutar, então eu lutei. Shiri, sinto muito por não poder proteger todos vocês. Se eu soubesse o que aconteceria, eu não teria lutado”.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Yarden também prestou homenagem aos filhos e pediu desculpas por não ter conseguido protegê-los.
“Ariel, espero que você saiba que pensei em você todos os dias, a cada minuto. Tenho certeza de que você está fazendo todos os anjos rirem com suas piadas e imitações bobas. Espero que haja muitas borboletas para você observar, assim como você fez durante nossos piqueniques. Kfir, sinto muito por não ter te protegido melhor. Sinto falta de mordiscar você e ouvir sua risada”, lamentou.
Outros membros da família Bibas se emocionaram com o carinho dos compatriotas durante o comboio. Dana Silberman Sitton, irmã de Shiri, pediu que as pessoas se lembrassem de Shiri cheia de luz e risos — não apenas da foto de seu rosto aterrorizado enquanto ela estava sendo sequestrada.
A irmã de Yarden, Ofri Bibas Levy, uma das vozes mais ativas na luta para trazer os reféns de volta para casa, falou ao governo israelense: “Nosso desastre como nação e como família não deveria ter acontecido e nunca deve acontecer novamente. Perdão significa aceitar responsabilidade. Não há sentido em perdão antes que as falhas sejam investigadas, e todos os oficiais assumam a responsabilidade”.
Parentes da família Bibas agradecem carinho durante comboio
AP Photo/Ohad Zwigenberg
Corpo devolvido após erro
O corpo de Shiri Bibas foi devolvido pelo Hamas na sexta (21), depois que, um dia antes, exames mostraram que os restos mortais entregues como os dela, junto com os dois filhos, na verdade eram de uma mulher palestina.
O erro levou o governo de Israel a ameaçar suspender o acordo de cessar-fogo em vigor desde janeiro e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que essa era uma violação descarada e cruel do acordo. O caso gerou revolta e tristeza no país.
Shiri Bibas foi sequestrada pelos terroristas junto com os dois filhos pequenos (um garoto de quatro anos e um bebê de apenas nove meses) em 7 de outubro de 2023, quando tinha 32 anos. Os três morreram em cativeiro na Faixa de Gaza. A família se tornou o símbolo da luta pelo retorno dos reféns.
As imagens de Shiri e das crianças sorridentes eram usadas como uma espécie de bandeira de esperança e de cobrança pela devolução dos reféns.
A família foi sequestrada no dia em que os terroristas invadiram o território de Israel, assassinaram 1,2 mil pessoas e levaram outras 250. Foram mais de 500 dias de angústia.
Cartaz mostra Shiri Bibas e os dois filhos; família foi sequestrada pelo Hamas no ataque terrorista de outubro de 2023
AFP



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Itamaraty avalia responder postagem do governo americano sobre Brasil

Chanceler Mauro Vieira reuniu-se com assessores para analisar tom de manifestação Ministros...

Internacional

Ucrânia dá “boas-vindas” à versão final do acordo com os EUA

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, explicou nesta quarta-feira (26) que seu...

Internacional

Terrorista que matou brasileira durante atentado na França é condenado à prisão perpétua

Brahim Aouissaoui assassinou Simone Barreto e outras duas pessoas na Basílica de...

Internacional

Governo Trump cita o Brasil e diz que multar empresas americanas é antidemocrático | Mundo

Post de órgão ligado ao Departamento de Estado e de Embaixada fazem...