Lar Internacional Avião que capotou em Toronto estava rápido demais ao pousar, aponta investigação; alarme disparou na cabine
Internacional

Avião que capotou em Toronto estava rápido demais ao pousar, aponta investigação; alarme disparou na cabine




Avião saiu de Minneapolis e capotou na pista do aeroporto Toronto Pearson, o maior do Canadá, em fevereiro. Havia 80 pessoas a bordo, e 21 ficaram feridas. Vídeo mostra momento em que avião vira de cabeça para baixo após pouso no Canadá
O jato da Delta que capotou e pegou fogo enquanto tentava pousar em Toronto, em 17 de fevereiro, estava rápido demais, de acordo com um relatório preliminar divulgado na quinta-feira (20). O alarme tocou na cabine em razão de uma taxa de descida mais alta que o normal, a menos de três segundos do toque na pista.
O Conselho de Segurança nos Transportes do Canadá, responsável pelo relatório, continua investigando o pouso forçado, no qual 21 pessoas foram hospitalizadas.
Todos os 76 passageiros e quatro tripulantes sobreviveram quando o avião da Delta, que chegava de Minneapolis, pegou fogo depois de capotar e derrapar na pista. A aeronave era um CRJ 900 LR, fabricado pela Bombardier.
O relatório do TSB do Canadá diz que quando o sistema de alerta de proximidade do solo do avião soou, 2,6 segundos antes do toque no solo, a velocidade do ar era de 250 km/h.
O documento diz que o trem de pouso do avião dobrou e a asa se desprendeu da fuselagem, liberando uma nuvem de combustível de jato, que pegou fogo.
O conselho de segurança diz que sua investigação em andamento está se concentrando em diversas áreas importantes, incluindo exame metalúrgico da estrutura da asa, técnicas de pouso, treinamento de pilotos e processo de evacuação de passageiros.
Vídeo impressionante mostra o pouso
Imagens feitas no aeroporto de Toronto, no Canadá, mostram o momento em que um avião com 80 pessoas a bordo capotou ao pousar.
No vídeo acima, é possível ver que havia muita neve na pista. Ao tocar o solo, o jato CRJ900 da companhia Delta Airlines sofreu um desequilíbrio. A asa direita bateu no chão e pegou fogo imediatamente.
Com a explosão, o avião virou para o lado direito e capotou. As chamas foram contidas logo depois.
FOTOS E VÍDEOS DO ACIDENTE
O acidente
Momento em que avião pega fogo e capota ao pousar no aeroporoto de Toronto, em 17 de fevereiro de 2025.
Reprodução/ g1
A aeronave capotou por volta das 14h15 no horário local (16h15 em Brasília). O voo DL4819 vinha de Minneapolis, nos Estados Unidos, e era operado pela Endeavor Air, subsidiária da Delta.
Segundo o chefe dos bombeiros, Todd Aitken, as condições do aeroporto eram de tempo seco e sem vento cruzado. Uma hipótese cogitada pelos especialistas era de que uma forte rajada de vento cruzado — o chamado “crosswind”, que bate na lateral da aeronave quando ela está perto de pousar — pudesse ter desestabilizado o avião e provocado o capotamento.
“O que podemos dizer é que a pista estava seca e não havia condições de vento cruzado”, afirmou Aitken na noite de segunda-feira.
CRJ900, avião que se acidentou no Canadá
Editoria de Arte/g1
Avião acidentado em Toronto
Reprodução/Redes sociais



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

'Acabou': Premiê do Canadá diz que relações estreitas com os EUA chegaram ao fim e que vizinho não é mais confiável

Mark Carney classificou país vizinho como parceiro ‘não confiável’ e disse que...

Internacional

Rei Charles III é internado após sofrer com 'efeitos colaterais' relacionados a tratamento contra o câncer

Monarca já recebeu alta e cancelou sua agenda para esta quinta-feira (27)...

Internacional

Caminho inverso: norte-americanos trocam os EUA pelo México para 'fugir de Trump'

Polarização, políticas contra minorias e cortes do novo governo estão fazendo com...

Internacional

União entre Brasil e EUA resulta em operação para acabar com rede de tráfico de imigrantes

Uma organização criminosa transnacional supostamente responsável pelo tráfico de centenas de imigrantes...