Lar Internacional Associação Internacional de Documentários pede 'libertação imediata' do cineasta palestino preso por militares de Israel
Internacional

Associação Internacional de Documentários pede 'libertação imediata' do cineasta palestino preso por militares de Israel




Hamdan Ballal, diretor de ‘Sem Chão’ e vencedor do Oscar, foi linchado por colonos israelenses e detido por militares das Forças de Defesa de Israel que atuam na Cisjordânia, de acordo com o jornal ‘Haaretz’. Hamdan Ballal no Oscar 2025 após vencer com o documentário ‘Sem chão’
Jordan Strauss/Invision/AP
A Associação Internacional de Documentários se manifestou nesta segunda (24) após a notícia do linchamento e da prisão de Hamdan Ballal, um dos diretores do documentário vencedor do Oscar 2025 “Sem Chão”. Em um comunicado, a associação pediu pela “libertação imediata” do cineasta, além de informações sobre o seu paradeiro e estado de saúde.
“Exigimos a libertação imediata de Ballal e que sua família e comunidade sejam informadas sobre sua condição, localização e a justificativa para sua detenção”, diz o comunicado.
Segundo o jornal israelense “Haaretz”, Ballal foi linchado por colonos israelenses e detido por militares das Forças de Defesa de Israel que atuam na Cisjordânia.
Quem é Hamdan Ballal, codiretor de ‘Sem Chão’?
Ele e outro codiretor do filme, Basel Adra, são os primeiros palestinos vencedores do Oscar. Adra testemunhou o ataque.
Segundo o relato de Yuval Abraham, jornalista israelense que também dirigiu o documentário, após ser ferido por colonos, Ballal foi colocado em uma ambulância, mas retirado por militares israelenses enquanto recebia tratamento.
As Forças de Defesa de Israel disseram que estão investigando o caso, mas não deram outros detalhes.
Leia o comunicado da Associação Internacional de Documentários, na íntegra:
Mais cedo hoje, 24 de março, o codiretor do “Sem Chão”, Hamdan Ballal, foi violentamente atacado e sequestrado na Cisjordânia. Esta notícia foi relatada pela primeira vez em postagens de mídia social publicadas pelos colaboradores do No Other Land de Ballal, Basel Adra e Yuval Abraham. O The Guardian relatou mais tarde que testemunhas dizem que Hamdan Ballal foi atacado por colonos armados na Cisjordânia e entregue ao IDF.
Exigimos a libertação imediata de Ballal e que sua família e comunidade sejam informadas sobre sua condição, localização e a justificativa para sua detenção.
Palestino vencedor do Oscar é linchado e preso por israelenses, diz jornal



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Polícia de Portugal decreta prisão preventiva de paraenses flagrados em alto mar com toneladas de cocaína; saiba quem são

Embarcação com cerca de 6,5 toneladas de cocaína foi apreendida no alto-mar,...

Internacional

Polícia italiana prende fã de 'Breaking Bad' em operação em laboratório de metanfetamina

Jovem de 22 anos foi acusado de produção ilegal de drogas pela...

Internacional

Tropas ucranianas avançam e tentam tomar o controle de outro território na Rússia, diz agência | Ucrânia e Rússia

Rybar, um blog militar russo com 1,3 milhão de assinantes, disse que...

Internacional

Serviço Geológico dos EUA alerta para risco de 'liquefação' do solo em Mianmar após terremoto; entenda o fenômeno

O fenômeno ocorre após terremotos de grande intensidade e podem trazer riscos...