Lar Internacional No Vietnã, Lula diz que é preciso evitar 'nova divisão do globo em zonas de influência'
Internacional

No Vietnã, Lula diz que é preciso evitar 'nova divisão do globo em zonas de influência'



Presidente cumpre agenda na capital Hanói após visita ao Japão. Lula defende o ‘não alinhamento’ às potências em um momento de disputa geopolítica entre EUA e China. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (28), no Vietnã, que a América Latina e o Sudeste Asiático devem trabalhar para “evitar uma nova divisão” do planeta em “zonas de influência”.
Lula fez a declaração ao lado do presidente do Vietnã, Luong Cuong. O líder brasileiro cumpre agenda em Hanói após concluir sua viagem ao Japão, onde teve encontros com o imperador Naruhito, o primeiro-ministro Shigeru Ishiba e empresários.
O roteiro pela Ásia foi planejado para ampliar parcerias de negócios e reduzir a dependência de China e Estados Unidos, primeiro e segundo parceiros comerciais do Brasil. Os dois países travam atualmente uma guerra tarifária e de relevância geopolítica global.
A disputa entre China e Estados Unidos, exacerbada com as medidas adotadas por Donald Trump, e a guerra entre Rússia e Ucrânia aumentaram o receio de especialistas do risco da divisão global em novas zonas de influência.
Em seu discurso no Vietnã, Lula relembrou a Guerra Fria (1947-1991), período no qual Estados Unidos e União Soviética foram as duas superpotências que influenciaram países ao seu redor e em outras regiões do planeta.
“Como expoentes da construção de uma ordem multipolar, a América Latina e o Sudeste Asiático devem evitar uma nova divisão do globo em zonas de influência. Ainda que de forma distintas, Vietnã e Brasil sofreram os efeitos da guerra fria e sabem que o melhor caminho é o do não-alinhamento”, disse Lula.
Dividido no século passado entre Vietnã do Norte e do Sul, o país asiático foi palco da Guerra do Vietnã, na qual os Estados Unidos enviaram tropas para apoiar os sulistas contra os nortistas alinhados aos soviéticos.
O conflito foi encerrado em 1975, com a vitória dos comunistas e a unificação do país.
Já os Estados Unidos apoiaram o golpe militar de 1964 no Brasil e as ditaduras de outros países da América Latina para assegurar sua influência na região.
Lula chegou ao Vietnã na quinta pra visita oficial



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Sem poder se sentar ou ir ao banheiro, senador democrata discursa há mais de 20 horas contra Trump

Cory Booker está próximo de bater recorde de maior discurso da história...

Internacional

Putin dá início à maior convocação militar da Rússia em mais de uma década | Mundo

Desde o início do ano passado, o número de jovens disponíveis para...

Internacional

Lojas da Tesla, de Elon Musk, são pichadas por ativistas ambientais na Suécia; VÍDEO

Imagens mostram momento em que grupo pulverizou tinta laranja na fachada das...

Internacional

Último soldado americano desaparecido é encontrado morto na Lituânia

Ao todo, quatro militares morreram após desaparecerem durante um exercício. Veículo blindado...