Lar Internacional Vice de Trump chega à Groenlândia
Internacional

Vice de Trump chega à Groenlândia




Em entrevista a podcast, presidente dos EUA disse que ilha é fundamental para a segurança internacional. Afirmação foi feita dois dias antes da viagem do vice-presidente ao território. Trump sobe o tom e diz que os EUA precisam da Groenlândia
O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, chegou nesta sexta-feira (28) para uma visita à Groenlândia em meio a reivindicações de Donald Trump de que quer anexar o território, pertencente à Dinamarca.
A visita de Vance será mais curta que a inicialmente planejada após o governo da Dinamarca reclamar a viagem e o itinerário foram marcados sem que autoridades locais fossem consultadas.
Esta semana, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, subiu o tom contra a Groenlândia nesta quarta-feira (26). Em entrevista ao podcaster Vince Coglianese, ele afirmou que os americanos “têm que ficar” com o território.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Nos últimos meses, Trump tem feito várias declarações sobre a Groenlândia. Apesar de ter um governo autônomo, a ilha ainda pertence à Dinamarca e discute um possível processo de independência.
O presidente americano argumenta que a Groenlândia poderia abrigar infraestrutura militar para monitorar ou impedir ataques vindos da Rússia ou da Europa. A ilha também é rica em recursos naturais.
“Precisamos da Groenlândia para a segurança internacional. Precisamos dela”, afirmou. “Odeio colocar dessa forma, mas temos que ficar com ela.”
A declaração foi feita dois dias antes da viagem do vice-presidente, J.D. Vance, ao território. Vance visitará a Groenlândia na sexta-feira (28), mesmo sem um convite oficial.
Segundo a Casa Branca, o vice-presidente conhecerá a base militar americana na ilha. A delegação inclui a esposa dele, Usha Vance, o conselheiro de Segurança Nacional, Mike Waltz, e o secretário de Energia, Chris Wright.
Os governos da Dinamarca e da Groenlândia criticaram a visita. A primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, afirmou que os EUA estão exercendo uma “pressão inaceitável” sobre a ilha.
“Devo dizer que é inaceitável que a pressão seja colocada sobre a Groenlândia e a Dinamarca nessa situação. E é uma pressão à qual resistiremos”, disse.
Já o primeiro-ministro da Groenlândia, Mute Egede, classificou a visita como “interferência estrangeira” e se recusou a se reunir com a delegação americana.
“É necessário ressaltar que nossa integridade e nossa democracia devem ser respeitadas sem qualquer interferência estrangeira”, disse.
LEIA TAMBÉM
As guerras de Trump: INFOGRÁFICO mostra movimentos e alvos do presidente dos EUA no tabuleiro global
É #FAKE que Trump falou sobre asilo a Bolsonaro e chamou Lula de um dos maiores estadistas do mundo
Comentarista do Paraguai chama brasileiros de macacos após derrota da seleção contra Argentina
As declarações de Trump sobre a Groenlândia
O presidente dos EUA, Donald Trump, em 25 de março de 2025
REUTERS/Evelyn Hockstein
Coberta em 80% por gelo e com 57 mil habitantes, a Groenlândia é a maior ilha do mundo e possui hidrocarbonetos e minerais importantes para a transição energética.
Trump já expressou em várias ocasiões o desejo de assumir o controle da Groenlândia e não descarta o uso da força para isso.
No dia 13 de março, durante um encontro com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, o republicano foi questionado sobre a possibilidade de anexar a Groenlândia aos EUA por um repórter. Na ocasião, ele afirmou que a aquisição seria importante para a “segurança internacional”, não só dos EUA.
“Acho que vai acontecer. Precisamos disso para a segurança internacional. Temos muitos dos nossos ativos favoritos navegando pela costa e temos que ter cuidado”, afirmou.
Na segunda-feira (24), Trump voltou a dizer que os EUA devem assumir a Groenlândia, dizendo que a ilha era importante para a segurança nacional do país.
VÍDEOS: mais assistidos do g1



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Maradona morreu sem álcool nem ‘drogas de abuso’ no sangue, diz perito durante julgamento | Mundo

“Nenhum dos quatro tubos [de amostras] deu positivo para cocaína, maconha, MDMA,...

Internacional

Em meio a ataques contra os Houthis e tensões com o Irã, EUA decidem enviar mais um porta-aviões para o Oriente Médio | Mundo

No final de fevereiro, o chefe da diplomacia iraniana, Abbas Araqchi, afirmou...

Internacional

Sem poder se sentar ou ir ao banheiro, senador democrata discursa há mais de 20 horas contra Trump

Cory Booker está próximo de bater recorde de maior discurso da história...

Internacional

Putin dá início à maior convocação militar da Rússia em mais de uma década | Mundo

Desde o início do ano passado, o número de jovens disponíveis para...