Lar Turismo Copa do Mundo de Escalada em Curitiba une arte e esporte – 14/05/2025 – É Logo Ali
Turismo

Copa do Mundo de Escalada em Curitiba une arte e esporte – 14/05/2025 – É Logo Ali


Neste final de semana, de sexta (16) a domingo (18), Curitiba vai receber a primeira etapa do circuito da Copa do Mundo de Escalada Esportiva realizada em um país da América Latina. A competição, organizada pela Federação Internacional de Escalada Esportiva e pela Confederação Brasileira de Escalada Esportiva, reunirá 103 atletas de 23 países, incluindo 11 atletas olímpicos e o britânico Toby Roberts, medalha de ouro nos jogos de Paris 2024, além dos campeões nacionais Rodrigo Hanada e Anja Köhler.

Em uma iniciativa à parte, mas perfeitamente integrada ao esporte, o evento contará com uma colorida novidade: enquanto os atletas se esforçam na disputa oficial, outra parede mais modesta estará aberta ao público que quiser conhecer um pouco mais sobre o esporte. Essa parede, desenvolvida dentro do projeto Escalada é Arte, nasceu da colaboração entre o artista plástico André Crespo, a Bolt Holds, que deu vida a agarras modeladas como animais e plantas da fauna brasileira, feitas e pintadas à mão, e a Fábrica de Formas, que viabilizou o conjunto.

As agarras, calombos disformes que servem de apoio aos escaladores em paredes indoor, foram integradas à obra Destino, de Crespo, que o artista define como “metáfora de uma festa para representar a interação humana com o meio ambiente”.

“A arte e o esporte andam de mãos dadas”, define Crespo. “O movimento atlético é pura expressão, o corpo é a obra de arte mais perfeita já vista. Integrando arte e escalada criamos um ambiente ainda mais agradável e estimulante”

O escalador André Braga, que participou do reality show A Escalada, da HBO e que mantém parceria com a Confederação tanto para projetos de paredes de escalada como para produtos de uso nas competições, está à frente da Fábrica de Artes e falou com o blog em meio à correria dos últimos preparativos.

“Para este evento, participamos às pressas de uma obra de emergência para a Copa, após um incêndio que houve no local há três semanas”, conta Braga, conhecido como Deco no mundo da escalada. “Mas também ganhamos a oportunidade de desenvolver essa parede para o público, que foi a oportunidade perfeita para tirar o projeto Escalada é Arte do papel”, acrescenta.

Ele conta que, durante os três dias de competições, o público estará convidado a interagir com a instalação, tocando e experimentando as formas e texturas das agarras, e “tornando-se parte viva da obra”. Workshops infantis de modelagem e pintura de agarras também serão oferecidos. Para pessoas com deficiência visual, o projeto oferece recursos como placas em braile e experiências táteis, para que as pessoas possam “ver” a arte com as mãos —e, ao final do evento, a parede será doada ao Instituto Paranaense de Cegos (IPC).

“É um momento histórico para a escalada brasileira e sul-americana”, define Deco. “Como atleta e fã do esporte, é um sonho poder participar de um evento dessa magnitude, ainda mais na minha cidade, no Brasil. É uma prova imensa do quanto a escalada cresceu e vem crescendo, e oportunidade de conectar o país à cena internacional, é aproximar atletas brasileiros e sul-americanos de patrocinadores, e de um futuro com mais oportunidades para seguirem nessa carreira e se profissionalizar”, destaca. “Eu, como atleta, nunca tive essa oportunidade, então ver que a nova geração de atletas no Brasil terá todo esse futuro para explorar é fantástico”, conclui.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



FONTE

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Turismo

Roteiro: 3 dias em Fortaleza, no Ceará – 14/05/2025 – Turismo

Principal porta para um dos litorais mais bonitos do Brasil, a capital...

Turismo

Cariri preserva tradições da identidade cearense – 14/05/2025 – Turismo

“Para agitar o Baixo Leblon, o Cariri”, canta Gilberto Gil em “Banda...

Turismo

Camocim, no Ceará, é refúgio de praias desertas – 14/05/2025 – Turismo

Os gringos já descobriram. Subiram e desceram aquele mundão sem fim de...