A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), voltou a atacar o mercado para defender as medidas econômicas adotadas pelo governo Lula. Gleisi acusou o mercado de especular com o dólar e programar uma recessão.
“Os agourentos do mercado e seus porta-vozes na mídia continuam apostando contra o país, especulando com o dólar e programando uma recessão via alta ainda maior dos juros. E ainda querem culpar o presidente Lula por tudo de ruim que eles desejam e planejam”, escreveu Gleisi em seu perfil no X, neste domingo (15).
“Como se não estivessem no comando da política monetária do BC nesses dois anos e não estivessem por trás da inércia criminosa frente ao ataque especulativo contra o real. Como se não fossem responsáveis pelas indecentes isenções tributárias que sangram o país e aumentam a concentração de renda”, continuou.
Ao defender o governo, Gleisi disse que o presidente Lula “já mostrou que sabe resistir às pressões e vai surpreendê-los mais uma vez, como fez neste domingo, recebendo alta antes das melhores expectativas e deixando o hospital cheio de disposição para governar”.
A petista finalizou a publicação dizendo que “apostar contra o Brasil nunca deu certo com Lula no comando”.
Ataques ao BC
Na semana passada, Gleisi afirmou que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central é alvo de “terrorismo” para aumentar a taxa básica de juros na última reunião do ano.
Um dia depois, o Banco Central aumentou a taxa básica de juros da economia em 1 ponto percentual. Com isso, a Selic passou de 11,25% para 12,25% ao ano.
Dias antes do anúncio do Copom, o Diretório Nacional do PT aprovou uma resolução que pede o enfrentamento ao que chamou de “artimanhas da Faria Lima”.
O documento diz que as especulações do mercado financeiro são as responsáveis pela alta do dólar e credita ao Banco Central, nominando o presidente Roberto Campos Neto, o papel de “sabotar” os resultados da economia, que estaria colhendo resultados positivos com a redução do desemprego e da pobreza.
Deixe um comentário