Um apagão atingiu quase todo o território do Chile nesta terça-feira (25), interrompendo o fornecimento de energia elétrica de norte a sul do país. A falta de eletricidade paralisou o metrô de Santiago, causou congestionamentos, deixou milhões sem comunicação e forçou hospitais e aeroportos a operarem com geradores.
O Coordenador Elétrico Nacional, órgão responsável por supervisionar e garantir a segurança do sistema elétrico do Chile, atribuiu o apagão a uma falha na transmissão de alta tensão, mas o governo ainda investiga as causas.
“Desde o momento em que ocorreu o corte, equipes iniciaram os trabalhos para restabelecer a eletricidade. Isso deve acontecer nas próximas horas”, disse a ministra do Interior, Carolina Tohá, enfatizando que evento se trata de uma falha técnica e não um ataque contra o país.
Segundo informações, por causa do apagão, diversos passageiros tiveram que ser que ser evacuados das estações de Metrô em Santiago, onde vivem cerca de 8,4 milhões de pessoas. O caos atingiu o trânsito, com semáforos desligados e engarrafamentos se formando rapidamente. A mídia local cita que bombeiros tiveram de ser acionados para resgatar pessoas que ficaram presas em elevadores e aeroportos precisaram ativar geradores para manter as operações de voos.
O presidente Gabriel Boric está acompanhando a situação. De acordo com o portal chileno Ex-Ante, este é o maior apagão no Chile desde 2010, quando um terremoto deixou milhões sem energia.
Deixe um comentário