Lar Internacional Após ficar inelegível, Marine Le Pen diz que condenação foi política e que Corte quis impedi-la de concorrer à Presidência da França
Internacional

Após ficar inelegível, Marine Le Pen diz que condenação foi política e que Corte quis impedi-la de concorrer à Presidência da França




Líder da extrema direita do país, que lidera pesquisas de intenção de voto para eleições em 2027, foi condenada por desvio de fundos públicos e se tornou inelegível. Marine Le Pen concede entrevista à TV TF1, da França, após ser declarada inelegível, em 31 de março de 2025
Thomas Samson/Pool via Reuters
A líder da extrema direita francesa Marine Le Pen disse que a decisão judicial que a tornou inelegível foi “política” e que a intenção da Corte foi impedi-la deliberadamente de concorrer à Presidência em 2027.
A política concedeu entrevista ao canal de TV TF1 após a condenação, nesta segunda-feira (31).
Le Pen foi condenada por desvio de verbas públicas e também sentenciada a quatro anos de prisão — que devem ser anulados. A Justiça decidiu que ela deve ficar inelegível por cinco anos. Ela deve recorrer da decisão.
A líder do partido Reunião Nacional (RN) liderava as pesquisas de intenção de voto para as próximas eleições presidenciais na França, em 2027.
Segundo a condenação, ela desviou verbas de gabinete quando era deputada no Parlamento Europeu para pagar funcionários de seu partido.
No julgamento, Le Pen e seu partido argumentaram que o dinheiro foi usado de forma legítima e que as alegações definiram de forma muito restrita o que um assistente parlamentar faz.
Mas a juíza Bénédicte de Perthuis, que anunciou o veredito, disse que Le Pen sabia do esquema e estava “no centro” dele.
A juíza do tribunal do Paris que julgou o caso, calculou o prejuízo total em 2,9 milhões de euros (cerca de R$ 18 milhões de reais), ao fazer “o Parlamento Europeu pagar pessoas que na realidade trabalhavam para o partido”.
Marine Le Pen é condenada por desvio de recursos públicos



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Israel anuncia expansão de operações militares em Gaza e evacuação em áreas de combate

Segundo comunicado do ministro de Defesa, Israel Katz, grandes partes do território...

Internacional

Em disputa de bilionários, juiz apoiado por Musk perde eleição para Suprema Corte | Mundo

O dono da Tesla tornou-se uma figura central na corrida. Ele realizou...

Internacional

O Assunto #1439: Mianmar, a crônica de um desastre

Terremoto de magnitude 7,7 atingiu o país na última sexta-feira (28), deixando...

Internacional

Cory Booker: quem é o senador democrata que protestou contra Trump e bateu recorde ao discursar por mais de 25 horas

Senador já tentou concorrer à Presidência dos EUA e é visto como...