O Dia de los Muertos é uma das festividades mais tradicionais da cultura mexicana, comemorada neste sábado (2). Em celebração à data, o pan de muerto, um pão doce, é preparado para essa ocasião.
Neste dia, uma série de oferendas é feita para homenagear os mortos, que acreditam ter permissão para visitar parentes e amigos. Por isso, as pessoas enfeitam as casas com flores e velas e costumam preparar as comidas preferidas daqueles que já partiram. O pan de muerto faz parte dessas oferendas e é um elemento principal nos altares da festividade.
O mexicano Hugo Delgado, sócio à frente da Taquería La Sabrosa, localizada em Pinheiros, na zona oeste da capital paulista, costuma presentear amigos com esse doce mas em pães pequenos em saquinhos decorados com a imagem de uma caveira.
Ele explica que uma das ideias por trás do desenho é que as tiras de massa em cima do pão normalmente representam os ossos, formando uma cruz.
Mas essa cruz também tem muitos significados e pode simbolizar os quatro pontos cardeais: norte, sul, leste e oeste. Isso que dizer que os mortos vêm de diferentes direções para nos visitar nos Dias dos Mortos, diz o mexicano.
Para Antonieta Pozas, do restaurante La Mexicana, na região da Vila Olímpia, zona sul da capital paulista, o pão simula um túmulo, as canillas (as tiras dispostas em cima do pão) representam os ossos dispostos em forma de cruz e a bolinha pequena no topo simboliza o crânio. O açúcar representa as lágrimas derramadas pelo morto.
O formato mais tradicional é o redondinho polvilhado com açúcar, mas há outras opções, diz Delgado, como acrescentar canela ou gergelim nos ingredientes. Há versões recheadas com queijo cremoso ou até chocolate.
No Brasil, há buscas pelo prato em novembro, com um pico de pesquisas próximo à data. Dados do Google Trends mostram que, nos últimos 15 dias, o interesse pela receita aumentou.
Trends também mostra que o prato é popular nos EUA. Dados da plataforma indicam que as buscas por “o que é pan de muerto” aumentaram em 200% na última semana.
Veja a receita sugerida por Pozas.
Receita de pan de muerto
Rendimento: 800 g de massa pronta para modelar rende aproximadamente 10 pães de 80 g cada
Tempo de preparo: 1h50m
Ingredientes
Para a massa:
- 250 g de farinha de trigo de força
- 9 g de fermento biológico seco
- 33 g de água de azahar
- 7 g de essência de azahar
- 40 g de água morna
- 24 g de açúcar
- 3 g de sal
- 3 g de sementes de anis
- 83 g de ovo
- 83 g de manteiga sem sal
- 68 g de leite condensado
Para a massa madre:
- 1 colher de sopa de farinha
- 1 colher de sopa de açúcar
- 9 g de fermento biológico seco
- 40 g de água morna
Preparo
Preparo da massa madre:
- Em uma tigela, misture a farinha, o açúcar, o fermento e a água morna até que o fermento esteja completamente dissolvido
- Deixe a mistura descansar até que cresça. Reserve
Preparo da massa:
- Em uma superfície limpa, faça um círculo com a farinha de trigo.
- No centro, adicione a mistura da massa madre, o ovo, as essências de azahar, o açúcar, o sal, as sementes de anis e o leite condensado
- Incorpore todos os ingredientes até obter uma massa homogênea
- Por último, adicione a manteiga e amasse por cerca de 20 minutos, até que a massa comece a desgrudar das mãos
- Deixe a massa descansar até dobrar de tamanho
Modelagem:
- Após o descanso, divida a massa em porções de 60 g para formar pães individuais
- Modele também as canillas e o crânio
- Coloque as canillas sobre as bolas de massa formando uma cruz e, no centro, adicione a bolinha que representa o crânio
Finalização:
- Pincele cada pão com ovo batido
- Asse em forno pré-aquecido a 180 °C por 20 minutos
- Derreta um pouco de açúcar e pincele sobre o pão, polvilhando em seguida mais açúcar
Aprenda receitas com o CozinhAÍ, ferramenta que usa inteligência artificial para gerar receitas culinárias da Folha.
Deixe um comentário