Atual bicampeão do Campeonato Paranaense, o Athletico chega ao Estadual tentando reformular o elenco e o ambiente após o rebaixamento à Série B do Brasileirão no ano do centenário.
Além de ficar de fora de torneios continentais após oito anos, o time quer usar o Estadual para não passar sustos na Segunda Divisão. Como alento, o Rubro-Negro ainda pode igualar a sequência do tricampeonato, conquistado entre 2018 e 2020.
Em uma limpa geral, os principais ídolos da equipe, como o volante Fernandinho e o meia Nikão, já deixaram o clube. O zagueiro Thiago Heleno e o atacante Pablo também devem ter a rescisão oficializada, além de negociações pelo lateral-esquerdo Lucas Esquivel e o atacante Agustín Canobbio serem concretizadas.
Após a demissão do técnico Lucho González, Maurício Barbieri foi o escolhido para ser o comandante rubro-negro. Depois da passagem pelo Juárez, do México, Barbieri segue em busca do primeiro título da carreira. Seu principal trabalho foi Bragantino, que perdeu para o próprio Athletico e foi vice da Sul-Americana 2021.
Time-base do Athletico para o Paranaense 2025
Mycael; Hayen Palacios, Belezi, Léo Pelé e Fernando; Raul, Felipinho e Zapelli; Cuello, Luiz Fernando e Matheus Babi.
Craque: Mycael
O goleiro Mycael foi um dos poucos destaques do Athletico na campanha do último Brasileirão. Apesar de ter apenas 20 anos de idade, mostrou muita maturidade ao assumir a meta da equipe a partir da 25ª rodada do campeonato.
Nome frequente nas categorias de base da seleção brasileira, o arqueiro praticou defesas incríveis – inclusive pegando pênaltis –, mas não conseguiu evitar o rebaixamento do clube que o formou. Ainda assim chega para a temporada 2025 com o moral alto, como líder técnico do elenco e com o reconhecimento da torcida.
Promessa: Kayke
O atacante de 16 anos foi utilizado e marcou gol primeiro jogo-treino do Athletico no ano e deve aparecer como opção para o técnico Maurício Barbieri ao longo da temporada.
Carioca e convocado regularmente para as categorias de base da seleção brasileira desde o sub-15, Kayke chamou a atenção do técnico Cuca e fez a estreia pelo time principal do Furacão em junho do ano passado.
Com a característica da jogada individual atrelada à velocidade e habilidade, a tendência é que o atacante seja uma das promessas e revelações do Furacão.
Técnico: Maurício Barbieri
Estudioso, tranquilo e sem polêmicas na carreira, Maurício Barbieri tem uma missão clara: devolver o Athlteico para a Série A do Brasileirão. Contudo, o título do Estadual é visto como outra obrigação para o treinador, já que internamente acredita-se existir uma grande diferença para os rivais.
Com características de montar times com ataques, a tendência é que o time tenha uma evolução no que se refere ao repertório ofensivo.
Se formos analisar o contexto, Barbieri muito mais testado e experiente do que Lucho González, Martín Varini, Wesley Carvalho e Paulo Turra, apostas do Furacão nos últimos anos.
Ao mesmo tempo, é um grande desafio para o comandante de 43 anos conquistar um título inédito na carreira.
Como foi o Athletico no Paranaense 2024?
Bicampeão, o Athletico teve enorme superioridade sobre os adversários. Na primeira fase, foram sete vitórias e quatro empates, com 17 gols marcados e apenas cinco sofridos em 11 jogos.
Já no mata-mata, o Furacão perdeu o único jogo no torneio. Ainda comandado por Juan Carlos Osorio, o time foi derrotado pelo Londrina, por 1 a 0, nas quartas de final, resultado que selou a demissão do polêmico colombiano.
Cuca chegou, foi ovacionado pela torcida na Ligga Arena, e o Athletico goleou por 6 a 0 no duelo de volta, abrindo caminho para o bi. Na semifinal, bateu o Operário e, na decisão, o Maringá, para ficar com a taça do Ruralzão.
Tabela de jogos e classificação do Campeonato Paranaense 2025
- Athletico x Paraná Clube – 11/01, sábado, às 16h
- Athletico x Rio Branco – 14/01, terça-feira, às 20h
- Azuriz x Athletico – 18/01, sábado, às 16h
- Athletico x Operário – 22/01, quarta-feira, às 20h
- Coritiba x Athletico – 25/01, sábado, às 16h
- Athletico x Cianorte – 28/01, terça-feira, às 20h
- Andraus x Athletico – 02/02, domingo, às 16h
- Athletico x São Joseense – 06/02, quinta-feira, às 20h
- Maringá x Athletico – 09/02, domingo, às 16h
- Athletico x Cascavel – 12/02, quarta-feira, às 20h
- Londrina x Athletico – 15/02, sábado, às 16h
Deixe um comentário