O goleiro ucraniano Maksym é a principal novidade do Athletico para o jogo contra o Bragantino, que pode selar a permanência da equipe na Série A do Brasileirão. O duelo, válido pela 37ª rodada, acontece nesta quinta-feira (5), às 20h, na Ligga Arena, em Curitiba.
Essa é a primeira vez que o ucraniano foi relacionado no time principal. A informação é da jornalista Monique Vilela. Ele ganha chance com técnico Lucho González após ter defendido o clube na categoria sub-20 ao longo desta temporada.
+ Lucho faz testes e pode mudar meio de campo do Athletico contra o Bragantino; escalações
O jovem deve ser a segunda opção para substituir Mycael na meta rubro-negra. Vale lembrar que Léo Linck, reserva imediato, cumpre suspensão por reclamação ao árbitro Raphael Claus no empate diante do Fluminense.
Com isso, o terceiro reserva Matheus Soares deve assumir o papel caso o Furacão precise de um goleiro no decorrer da partida.
Ucraniano chegou devido à guerra e já fez golaço pelo Furacão
Aos 18 anos, Maksym Vorono é um goleiro das categorias de base e que chegou ao Athletico em 2022 por causa da guerra do país natal com a Rússia.
“Quando começou a guerra, em 2022, o futebol parou na Ucrânia. Meu empresário ligou para mim e disse que havia chance de vir para o Athletico Paranaense, o clube com melhor estrutura no Brasil”, declarou Maksym, em entrevista ao site oficial do Furacão.
“Eu aceitei. Eu não falava português, só um pouquinho de inglês. Tive que aprender rápido. Ainda não é fluente, mas está bom”, relembrou.
Essa será a primeira vez no time principal do Athletico. No entanto, ele brilhou neste ano ao marcar um golaço pelo time sub-20.
Em jogo contra o PSTC, pelo Campeonato Paranaense da categoria, o placar estava empatado por 2 a 2 até um gol do goleiro. Ele saiu da própria meta para evitar a chegada do time adversário e solucionou a situação com um chutão para frente. No entanto, o que ninguém previu foi que a bola quicasse na área do PSTC e encobrisse o goleiro rival.
Relacionado pela primeira vez, Maksym entra na fila de goleiros do Athletico, conhecido por revelar bons nomes na posição.
Foi o caso de Weverton, titular do Palmeiras desde 2018, Santos, que foi campeão da Sul-Americana e da Copa do Brasil pelo Furacão antes de ser vendido ao Flamengo, Bento, que é companheiro de Cristiano Ronaldo no Al Nassr, da Arábia Saudita, e agora Mycael, que renovou contrato e é alvo de clubes da Inglaterra.
O que o Athletico precisa fazer para se manter na Série A
Quatro pontos separam o Rubro-Negro da zona de rebaixamento. Para garantir a permanência na Série A, o Athletico precisa de uma vitória simples contra o Bragantino, sem depender de combinação de resultados.
Com um triunfo, o Furacão chegaria aos 45 pontos e se garante. No entanto, o clube ainda quer se manter entre os 14 primeiros colocados para conquistar uma vaga para a Sul-Americana.
Depois do Bragantino, o Furacão encerra a temporada visitando o Atlético-MG no domingo (8), às 16h, na Arena MRV, em Belo Horizonte.
Deixe um comentário