O barista Lucas Almeida, da cafeteria SoLo Brewing, do Recife, conquistou a primeira edição da Olimpíada do Café 2024, que ocorreu em Natal (RN), em outubro.
Como bom barista, gosta de contar a história dos cafés para o público. Por isso mesmo, diz que, se tivesse que escolher um café para tomar pelo resto da vida, seria um grão que respeitasse o plantio e o pós-colheita e que tivesse “uma história linda”.
Ao vencer a competição, Almeida ganhou uma viagem para a Semana Internacional do Café, evento mais importante do setor, que ocorre em novembro, em Belo Horizonte, além de visitas a fazendas cafeeiras.
Agora, a ideia é replicar a Olimpíada em outras regiões do Brasil, segundo Edgard Bressani, idealizador do projeto. A segunda edição já está marcada para abril de 2025, em Campinas (SP), durante o Encafé, principal encontro da indústria cafeeira, que é realizado pela Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café).
Esta é a seção “Um Café e Dois Dedos de Prosa”, na qual toda semana alguma personalidade –seja especialista ou mera apreciadora– responde cinco perguntas sobre a bebida.
Confira abaixo a entrevista com Almeida e não deixe de voltar toda sexta-feira para conferir as respostas dos próximos participantes. Aliás, se você, leitor, pudesse indicar qualquer personalidade para participar desta seção, quem gostaria de ver por aqui?
Um café e dois dedos de prosa com… Lucas Almeida
1. Se tivesse que escolher um café para tomar pelo resto da vida, como seria?
Um café especial, que respeite o plantio e o pós-colheita. Que tenha uma história linda, para que eu possa contar toda vez que estiver tomando.
2. O que não pode faltar na sua pausa para o café?
Além de um bom café, aproveitar e parar para viver o que está ao meu redor: paisagem, pessoas, eu mesmo…
3. Qual sua cafeteria preferida no mundo?
SoLo Brewing.
4. O café do futuro será…
Sustentável, com foco em qualidade, práticas éticas e inovação nos métodos de preparo.
5. Se pudesse escolher qualquer pessoa, com quem gostaria de tomar um café e ter dois dedos de prosa?
Dionatan de Almeida.
Acompanhe o Café na Prensa no Instagram @davidmclucena
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Deixe um comentário