O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse acreditar que poderia ter vencido a reeleição contra o presidente eleito Donald Trump em novembro do ano passado, mas revelou suas dúvidas sobre o estado de sua saúde daqui a alguns anos.
“Quem sabe como estarei quando tiver 86 anos?”, disse Biden, de 82 anos, que encerra seu mandato em 20 de janeiro, quando Trump, de 78, assume o cargo, ao jornal USA Today.
Biden se retirou relutantemente da campanha democrata em julho do ano passado – após uma participação caótica em um debate contra Trump -, e sua vice-presidente, Kamala Harris, tornou-se a candidata do Partido Democrata. Kamala foi derrotada por Trump, que conquistou a presidência de forma avassaladora – vencendo tanto no Colégio Eleitoral quanto no voto popular – conquistando ainda a maioria de parlamentares no Congresso, que será controlado pelos republicanos.
Biden disse que ele poderia ter vencido Trump na disputa do ano passado: “É presunçoso dizer isso, mas acho que sim”, disse ele, ao explicar que baseou essa opinião nas pesquisas que analisou.
O presidente em fim de mandato, contudo, hesitou quando foi perguntado sobre o quão “vigoroso” seria em quatro anos.
“Não sei”, respondeu o democrata.
Biden também observou na entrevista que está considerando perdões preventivos para a ex-congressista republicana Liz Cheney, que ajudou a liderar os esforços para o impeachment de Trump, e para o ex-funcionário da área de saúde Anthony Fauci, ambos ameaçados de investigação e processo por Trump.
Deixe um comentário