O brócolis também pode ser o protagonista no prato. Nesta receita da chef Andrea Vieira, do restaurante A Casa de Antonia, em São Paulo, o vegetal tem um toque tailandês, com o molho satay, à base de amendoim.
“Adoro receitas onde os vegetais são os protagonistas. Na minha casa, o brócolis faz mais sucesso que chocolate. Meus filhos amam e brigam por brócolis. Sei que parece estranho, mas vale experimentar esta receita”, diz a chef.
Ingredientes
- 600 g de brócolis ramoso ou ninja
- 250 g de pasta de amendoim sem açúcar
- 45 g de leite de coco
- 250 g de creme de leite fresco
- 40 g de pasta de curry vermelha
- 20 g de açúcar mascavo
- 125 ml de molho de peixe (nam pla)
- 15 ml de suco de limão
- Sal a gosto
- Brotos variados
- Amendoim torrado e salgado
Preparo
- Após higienizar a hortaliça, seque bem e reserve
- Para o molho, misture a pasta de amendoim, o leite de coco, o creme de leite, a pasta de curry, o açúcar mascavo, o molho de peixe e o suco de limão. Ajuste o sal se necessário
- Em uma frigideira bem quente, coloque um fio de azeite e leve os brócolis para dourar. Caso use o brócolis ninja, divida o talo ao meio para garantir o cozimento. Tempere com sal
- Sirva com o molho por cima, finalize com o amendoim e brotos
Pulo do gato da chef
- Dourar os brócolis em frigideira bem quente antes de servir garante crocância e sabor defumado, valorizando ainda mais o molho cremoso e aromático.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
Deixe um comentário