No Japão, se há um parque, um mirante, uma montanha ou qualquer lugar com uma vista bonita, pode ter certeza: há uma cafeteria com uma janela panorâmica por perto.
Cafés com vista estão por toda a parte no país asiático, o que não deixa de ser uma ótima oportunidade para um turista fazer uma pausa nos passeios enquanto contempla a paisagem.
Mas a razão de esses cafés serem tão populares entre os moradores locais é que, diferentemente do Brasil, os japoneses costumam ir às cafeterias solitariamente.
Por isso, ter um visual para esse momento contemplativo vai bem a calhar.
Principalmente nas grandes cidades, os japoneses têm um estilo de vida mais recluso e solitário, inclusive com problemas pontuais de isolamento social.
Isso se reflete, portanto, na pausa para o café. Em cafeterias com vista, é muito comum ver consumidores a sós, desfrutando da paisagem, em uma espécie de refúgio urbano.
É um cenário bem diferente do Brasil, no qual o cafezinho é tradicionalmente um momento para conversar com amigos e familiares –ainda que, nas grandes cidades, a tendência do café solitário seja um fenômeno crescente.
O café no Brasil é uma bebida eminentemente social. Serve para receber visitas, para bater papo no intervalo do trabalho ou para reunir a família em casa.
De todo modo, ainda que a razão principal da popularização das cafeterias com vista no Japão não seja muito positiva, esses estabelecimentos são ótimos para turistas.
Não é nada mal, afinal, tomar um cappuccino enquanto observa as cerejeiras do parque Shinjuku Gyoen, em Tóquio, ou enquanto assiste ao ir e vir dos barcos no mar Seto, do alto de um desfiladeiro na ilha de Naoshima.
Faz-nos crer que a solidão contemplativa às vezes é melhor do que muita companhia.
Acompanhe o Café na Prensa também pelo Instagram
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Deixe um comentário