sexta-feira , 27 dezembro 2024
Lar Internacional Cerca de 3.800 crianças cruzaram Darién sozinhas em 2024 – 05/12/2024 – Mundo
Internacional

Cerca de 3.800 crianças cruzaram Darién sozinhas em 2024 – 05/12/2024 – Mundo


Pelo menos 3.800 crianças migrantes cruzaram sozinhas meste ano a inóspita selva de Darién, no Panamá, rumo aos Estados Unidos —um número que supera todos os registros anteriores, alertou o Unicef, fundo da ONU para a infância, nesta quinta-feira (5).

Esse aumento ocorre apesar da redução considerável no número total de migrantes que atravessaram a região, segundo dados oficiais do governo panamenho. “Nos primeiros dez meses do ano, 3.800 crianças e adolescentes desacompanhados ou separados atravessaram a perigosa selva de Darién, entre a Colômbia e o Panamá, enquanto o total registrado ao longo de todo o ano de 2023 não chegou a 3.300″, destacou o órgão.

De acordo com o Sistema Nacional de Migração do Panamá, um total de 61.154 crianças cruzaram a floresta nos primeiros dez meses de 2024, sem especificar se estavam acompanhadas ou não.

Em 2023, mais de meio milhão de pessoas atravessaram a região, conhecida pela presença de grupos criminosos e animais perigosos.

Até o momento, em 2024, pelo menos 286 mil migrantes fizeram essa travessia. A maioria é de origem venezuelana, embora também haja um número significativo de colombianos, equatorianos, haitianos e chineses.

Organizações internacionais denunciam que muitos menores chegam aos postos fronteiriços do Panamá com feridas na pele, torções, picadas de insetos, doenças e desidratação.

O Unicef “observa com preocupação o aumento de crianças e adolescentes desacompanhados que se deslocam pela América Latina e o Caribe”, afirmou Anne-Claire Dufay, diretora regional da organização.

“Ao viajarem sozinhos, estão mais expostos à violência —incluindo violência sexual, abuso e exploração—, o que prejudica sua saúde física, mental e bem-estar”, acrescentou.

A Folha esteve em Darién em janeiro deste ano. A correspondente do jornal para a América Latina, Mayara Paixão, e o repórter fotográfico Lalo de Almeida produziram a série “Darién, a selva da morte”, que contou histórias e o trajeto de migrantes na região. O conjunto de cinco capítulos ganhou o Prêmio CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha) de Cobertura Humanitária Internacional de 2024.



FONTE

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Azerbaijan Airlines diz que avião sofreu “interferências externas”

O avião fabricado pela Embraer e operado pela Azerbaijan Airlines (AZAL) que...

Internacional

EUA veem indícios de que míssil abateu avião no Cazaquistão

Os EUA veem indícios de que um sistema antiaéreo russo pode ter...

Internacional

Idosa é morta a facadas por terrorista em Israel

Uma mulher de 83 anos foi morta em um ataque terrorista na...

Internacional

Presidente da Alemanha dissolve Parlamento e marca eleições

O presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, dissolveu o Parlamento nesta sexta-feira (27),...