Como Sociedade Anônima do Futebol (SAF) desde fevereiro do ano passado, o Cianorte vive uma nova era e tenta implementar uma nova filosofia para as próximas temporadas, começando pelo Campeonato Paranaense. O clube teve 70% de sua administração adquirida por um grupo de investidores coreanos.
O CEO é Bruno Martins. A atual gestão, inclusive, já tem investido alto. Um dos principais nomes anunciados foi o do atacante japonês Yosuke Morishige, conhecido como Mori.
Jogadores como os laterais Romailson, Léo Azevedo e Vinicius Silva, o zagueiro Luciano e o atacante Nathan Palafoz também foram anunciados ainda em 2024. Também há alguns remanescentes como o goleiro Tiepo, o zagueiro Euller e o meia Guilherme Beleá.
O objetivo imediato para 2025 é seguir com calendário nacional e tentar subir de divisão. O Leão do Vale do Ivaí, inclusive, foi a primeira equipe a iniciar pré-temporada. A equipe se prepara desde o fim de outubro para o Ruralzão.
E como parte desta preparação, se juntou a Londrina, Maringá e Cascavel para disputar o Torneio de Verão. O time do interior teve duas vitórias nos amistosos contra a Serpente e o Tubarão, mas perdeu o troféu da competição para o Dogão.
Time-base do Cianorte para o Paranaense 2025
Tiepo; Gabriel Souza, Anderson Salles, Euller e Vinicius Silva; Danrley, Pedro Ivo e Beléa; Luiz Fernando, Maranhão e Vini.
Craque: Anderson Salles
O zagueiro e capitão Anderson Salles é o nome que vai trazer experiência para este Cianorte. Aos 36 anos, Salles foi revelado pelo Santos e rodou o Brasil.
Conhecido dos torcedores paranaenses, o zagueiro tem passagens por Bragantino, Ituano, Vasco, Goiás, Santa Cruz, Novorizontino, Ferroviária, Paraná Clube, além de algumas temporadas pelo Bhayangkara, da Indonésia, onde estava desde 2021.
Promessa: Yosuke Morishige
A principal promessa do Cianorte para o torneio local será a imersão do atacante japonês Yosuke Morishige, conhecido como Mori. Aos 20 anos, ele é o primeiro asiático a jogar no Leão e chegou ao clube no fim de novembro.
Com 1,98m de altura, ele atua como centroavante. Antes de chegar ao time paranaense, o atleta estava no Shimizu S-Pulse. No amistoso contra o Cascavel, em dezembro, o Mori fechou a vitória por 2 a 1 com um gol de falta e, na comemoração, imitou o gesto do norueguês Erling Haaland, com as mãos atrás da orelha.
Técnico: Jerson Testoni
Jerson Testoni já comanda o Cianorte desde o Paranaense de 2024. O treinador assumiu a equipe após a saída Zé Roberto depois da goleada para o Coritiba por 4 a 0, na partida de ida das quartas de final, no começo de março.
O técnico também esteve à frente do Leão do Vale na Série D, quando o time foi eliminado nas oitavas de final pelo Anápolis-GO. Ou seja, conhece bem o elenco em busca de melhores resultados na atual temporada. Apesar de jovem (43 anos), tem experiência por clubes como Brusque, Brasil de Pelotas, Joinville e Ypiranga-RS.
Como foi o Cianorte no Paranaense 2024?
Na edição de 2024, o Cianorte foi apenas oitavo colocado na classificação geral e não conseguiu vagas diretas para a Copa do Brasil e Série D via Estadual. No entanto, contou com a ajuda do Maringá, que subiu à Série C, e herdou a vaga na Quarta Divisão para o segundo semestre de 2025.
No Paranaense do ano passado, o Leão do Vale foi sétimo colocado na primeira fase e acabou eliminado pelo Coritiba após derrotas por 4 a 0 e 2 a 0 nas quartas de final. A expectativa para a atual edição é de um melhor desempenho.
Tabela de jogos e classificação do Campeonato Paranaense 2025
- Cianorte x Cascavel – 12/01, domingo, às 16h
- Maringá x Cianorte – 15/01, quarta-feira, às 20h
- São Joseense x Cianorte – 18/01, sábado, às 15h30
- Cianorte x Londrina – 22/01, quarta-feira, às 20h
- Rio Branco x Cianorte – 25/01, sábado, às 18h30
- Athletico x Cianorte – 28/01, terça-feira, às 20h
- Cianorte x Coritiba – 02/02, domingo, 18h30
- Cianorte x Operário – 05/02, quarta-feira, às 20h
- Andraus x Cianorte – 08/02, sábado, 15h30
- Cianorte x Paraná Clube – 12/02, quarta-feira, às 20h
- Azuriz x Cianorte – 15/02, sábado, 16h
Deixe um comentário