Lar Últimas Ciclopassarela pode ser aberta com falha de conexão em SP – 30/11/2024 – Ciclocosmo
Últimas

Ciclopassarela pode ser aberta com falha de conexão em SP – 30/11/2024 – Ciclocosmo


Faltando cerca de um mês para a entrega da ciclopassarela que conectará os distritos de Pinheiros e Butantã, na zona oeste da cidade de São Paulo, a prefeitura ainda não apresentou uma solução definitiva para transferir o fluxo de bicicletas da ponte Eusébio Matoso, acomodado em calçadas estreitas, para a nova estrutura.

Segundo a SPObras, empresa municipal ligada à Secretaria de Infraestrutura, a expectativa é que a ciclopassarela beneficie aproximadamente 166 mil pessoas, entre pedestres e ciclistas, com uma transposição “segura e eficiente” sobre o rio Pinheiros, avenidas Marginais e linha 9 da CPTM.

Na margem oeste do rio, a ciclopassarela estará conectada diretamente à ciclofaixa da avenida Vital Brasil, que, segundo a prefeitura, receberá a tempo uma conexão com a movimentada ciclovia da avenida Eliseu de Almeida, que vai até a divisa municipal com Taboão da Serra, extremo oeste da capital.

Contudo, da forma como se encontra o viário na margem leste, o esperado corredor cicloviário entre a periferia da zona oeste e o centro da cidade não se concretizará na entrega da obra, que custou R$ 45,5 milhões, provenientes da Operação Urbana Faria Lima.

A falta de uma ciclovia na rua Butantã, prevista desde 2016 nos estudos da nova ciclopassarela, aumentará em quase 3 km o trajeto entre a transposição do rio e o corredor de ciclofaixas que levam ao centro da cidade pelas avenidas Rebouças e Consolação, atualmente iniciado no entroncamento da Rebouças com a avenida Faria Lima.

Se nada mudar até a inauguração, o caminho mais seguro entre a ciclopassarela e o corredor cicloviário do centro será por ciclofaixas que serpenteiam pelo miolo do bairro de Pinheiros.

Uma outra opção, que obriga o ciclista a empurrar a bicicleta por 400 metros de calçada da Marginal Pinheiros, leva até a ciclofaixa da avenida “Reboucinhas”, apelido dado ao trecho de 700 metros da avenida Rebouças entre a Faria Lima e a Marginal Pinheiros, cercado por casas. Apesar de ainda existir nos mapas, essa ciclofaixa encontra-se completamente apagada desde outubro, fato revelado pelo coletivo cicloativista Bike Zona Oeste nas redes sociais.

Questionada, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informou que “a conexão da futura ciclopassarela com a avenida Faria Lima se encontra em fase de estudos.” Sobre o apagamento da ciclofaixa da “Reboucinhas”, a CET disse que “o projeto de manutenção para o local está em desenvolvimento para reestabelecimento da estrutura cicloviária.”

“A linha de desejo dos ciclistas é uma ciclovia que ligue diretamente a ciclofaixa da Rebouças, em seu entroncamento com a Faria Lima, com a ciclopassarela. Mas essa estrutura a prefeitura nunca previu fazer, infelizmente”, disse Sasha Tom Hart, geólogo e cicloativista membro do CTB (Câmara Temática de Bicicleta) ao sugerir uma ciclovia que conecte a transposição do rio pelo caminho mais curto ao corredor cicloviário do centro.

Hart lembra que a obra é uma demanda antiga, de quase 30 anos, e comemora a inauguração. “Essa ciclopassarela atende a uma demanda dos ciclistas e deve ser replicada em muitos outros locais sobre as centenas de quilômetros de rios da cidade”.

A entrega da ciclopassarela ainda em 2024 faz parte das obrigações impostas pela lei PlanMob/SP (Plano de Mobilidade Urbana de São Paulo) à gestão 2021-2024. A SPObras informou que “as intervenções estão previstas para serem concluídas no fim de dezembro deste ano.”


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Últimas

Antes de anúncio do “Dia da Libertação”, Itamaraty volta a discutir tarifas com os Estados Unidos

O chanceler Mauro Vieira, à frente do Itamaraty, tratou das tarifas de...

Últimas

Bolsonaro diz que guerra comercial com os EUA não é inteligente para o Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro reagiu às movimentações dos últimos dias sobre uma...

Últimas

Indústria brasileira rejeita redução de taxa sobre EUA para “acalmar” Trump

Etanol do Brasil está na mira das tarifas de Trump. Indústria de...

Últimas

“Brasil assiste passivamente à falência dos Correios”, diz senador

Risco de colapso O senador lembrou que em 2023 o déficit dos...