O Pouso Alegre, clube do Sul de Minas Gerais, é o adversário do Athletico na primeira fase da Copa do Brasil 2025. O jogo acontece nesta terça-feira (25), às 21h30, no Estádio Manduzão, no interior de Minas, e o UmDois Esportes separou mais detalhes do rival do Furacão.
A equipe mineira, apelidada de Pousão, vem com péssimos resultados. Depois de ser rebaixado na Série C em 2023 e nem sequer se classificar para a segunda fase da Série D no ano passado, o Pouso Alegre quase foi rebaixado no Campeonato Mineiro deste ano.
Veja também
+ Apostas no Campeonato Paranaense: Palpites e dicas em 2025
+ Árbitro da estreia do Athletico na Copa do Brasil se envolve em polêmica
A salvação foi na última rodada, em que o time venceu o Uberlândia por 2 a 1, com um gol aos 44 minutos do segundo tempo, e chegou aos oito pontos na tabela. O lateral esquerdo Jonathan foi o responsável por garantir a permanência na elite do futebol estadual.
De acordo com o regulamento do Mineiro, são rebaixados os dois piores times com as piores campanhas na classificação geral. Além do Villa Nova, lanterna com apenas quatro pontos, o Aymorés também caiu após fazer sete pontos.
Em oito jogos nesta temporada, o Pouso Alegre acumula duas vitórias, dois empates e quatro derrotas. São sete gols marcados e 15 sofridos. Ou seja, a equipe mineira tem uma média de levar praticamente dois gols por jogo.
Para o duelo contra o Furacão, uma provável escalação dos mineiros tem: Felipe Szymonek; André Krobel, Victão, Samuel Bastos, Felipe Moreira e Guilherme Aguiar; Magno, Fernando Martínez e Foguinho; Maxuel e Jonathan Caicedo.
Ídolo do Cruzeiro, gerente de futebol virou técnico

O Pouso Alegre tem uma situação curiosa no início desse ano: o treinador Igor Guerra foi demitido após o time ser goleado por 7 a 0 pelo América-MG. Desde então, quem assumiu o comando da equipe foi o gerente de futebol, Henrique Pacheco, contratado pela nova SAF em dezembro.
O sobrenome é desconhecido, mas Henrique é conhecido por ter sido volante. Além disso, foi ídolo no Cruzeiro. Soma 524 partidas em três passagens, tendo conquistado seis títulos estaduais, dois títulos do Brasileirão e duas Copas do Brasil pela Raposa.
Ele se aposentou no fim de 2023, após ter sofrido com lesões no joelho direito.
SAF mais recente do futebol mineiro
No fim de outubro de 2024, os conselheiros e sócios do Pouso Alegre aprovaram com unanimidade a transformação do clube em SAF (Sociedade Anônima do Futebol).
Em novembro, foi oficializada a aquisição do grupo formado por César Godoy, Rafael Amaral e Jeremias Mitre de Souza, da Face Sports. Eles adquiriram 90% do clube por um investimento de R$ 20 milhões nos próximos cinco anos.
O trio de investidores já atuou no Athletic, outro clube de Minas Gerais que alcançou a Série B e será adversário do Athletico, Coritiba e Operário na Série B do Brasileirão.
O clube ainda terá a nova eleição para presidente na segunda quinzena de junho, que deverá acompanhar as ações da nova SAF. Vale lembrar que o modelo de negócio virou tendência em Minas Gerais, que teve o Cruzeiro como pioneiro, em 2021.
Algoz do Paraná Clube

Em 2022, o Pouso Alegre deixou o Paraná Clube sem calendário nacional ao passar pelo time nas oitavas de final da Série D.
No mesmo ano, o Pousão também eliminou o Paraná na primeira fase da Copa do Brasil. Já na segunda fase daquela edição, a equipe mineira fez jogo duro contra o Coritiba e só foi eliminada nos pênaltis.
Freguês do Maringá na Série D
O Pouso Alegre tenta se reestruturar com a SAF após fracassos frequentes. O time quase foi rebaixado no Estadual nos dois últimos anos, além de nem ter se classificado para a segunda fase da Série D.
O time mineiro ficou em sexto lugar do Grupo A7 da Série D 2024, sendo que os quatro primeiros avançaram para a segunda fase da competição.
De forma curiosa, a chave foi liderada por outro time paranaense: o Maringá FC. O Dogão foi uma pedra no sapato do Pousão: venceu os dois jogos da primeira fase por 1 a 0, tanto no estádio Willie Davids como no Manduzão.
Deixe um comentário