Lar Internacional Coreia do Norte lança novo míssil de alcance intermediário
Internacional

Coreia do Norte lança novo míssil de alcance intermediário



A Coreia do Norte lançou nesta segunda-feira (6) o que se acredita ser um míssil balístico de alcance intermediário (IRBM) no Mar do Japão (chamado de Mar do Leste nas duas Coreias), em seu primeiro teste desse tipo em dois meses.

“Nosso Exército detectou um míssil balístico lançado da área de Pyongyang por volta das 12h de hoje (horário local, 0h de Brasília)”, disse o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul (JCS) em um comunicado.

“O míssil caiu no Mar do Leste depois de voar aproximadamente 1.100 quilômetros”, acrescentou o comunicado.

O último teste de armas do regime havia ocorrido em 5 de novembro, quando Pyongyang disparou vários mísseis de curto alcance.

O lançamento também foi confirmado pelo Ministério da Defesa do Japão, que detectou o novo teste de armas norte-coreano e afirmou que o projétil caiu fora de sua zona econômica exclusiva (ZEE).

O governo japonês formou uma equipe especial para coletar informações e avaliar possíveis danos, segundo disse o porta-voz do Executivo, Yoshimasa Hayashi.

O míssil lançado nesta segunda-feira é o primeiro disparado pela Coreia do Norte em 2025 e o primeiro depois dos disparados em 5 de novembro, e que foram então atribuídos a uma tentativa de provocação do regime em vista das eleições presidenciais nos Estados Unidos.

Na ocasião, a Coreia do Norte lançou vários mísseis balísticos de curto alcance com uma altitude máxima de 100 km e um alcance de cerca de 400 km.

O teste de hoje coincide com a visita do secretário de Estado americano, Antony Blinken, a Seul, naquela que será sua última viagem ao país asiático durante sua passagem pelo cargo, antes da chegada de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos.

Em 31 de outubro, Pyongyang também lançou um míssil balístico intercontinental (ICBM) que percorreu uma distância de cerca de 1.000 quilômetros de seu ponto de lançamento dentro da Coreia do Norte para pousar em águas ao norte do Japão, atingindo uma altitude máxima de 7.000 quilômetros, de acordo com dados coletados por Tóquio e Seul.

O Ministério da Defesa do Japão disse que aquele míssil foi o que voou por mais tempo antes do impacto (uma hora e 25 minutos), enquanto uma fonte militar em Seul disse que este foi o maior míssil testado por Pyongyang até o momento.

A Coreia do Norte assegurou que se tratava de um novo míssil modelo Hwasong-19 e o chamou de uma conquista “irreversível” em seu desenvolvimento de armas nucleares.

Seul, Tóquio e Washington acreditam que Pyongyang pode ter lançado míssil hipersônico

Negociadores nucleares de Coreia do Sul, Estados Unidos e Japão conversaram por telefone nesta segunda-feira sobre o lançamento pela Coreia do Norte de um projétil que se acredita ser um míssil hipersônico.

Lee Jun-il, diretor-geral de política para a Península coreana, discutiu o lançamento com seus colegas americanos e japoneses, Seth Bailey e Akihiro Okochi, respectivamente, segundo informou o Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul em um comunicado.

As três partes também concordaram em manter coordenação conjunta diante das “provocações norte-coreanas”.

As autoridades do Sul acreditam que possa ser uma arma semelhante à disparada em abril do ano passado, quando Pyongyang testou um Hwasong-16B de combustível sólido com um veículo planador hipersônico (HGV) equipado como carga útil.



FONTE

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Trump fala sobre Canal do Panamá e sobe o tom contra o Hamas

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a declarar nesta...

Internacional

Trump diz que vai mudar nome do Golfo do México para 'Golfo da América' e ameaça retomar Canal do Panamá com uso da força

Republicano diz que quer controlar a Groenlândia, que atualmente é administrada pela...

Internacional

Maduro diz que Argentina planejou assassinar sua vice

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, acusou nesta segunda-feira (6) o governo...

Internacional

Juíza dos EUA impede divulgação de relatório de caso em que Trump é acusado de guardar documentos secretos | Mundo

Aileen Cannon foi nomeada pelo próprio Trump. Ela é encarregada de julgar...