Você já ouviu falar do Janeiro Seco? Sim, ele existe, e está entre nós.
Conhecido mundialmente como “Dry January”, trata-se de uma campanha que incentiva as pessoas a passarem o mês de janeiro inteiro sem consumir álcool, a seco, e assim cuidar melhor da saúde. Curiosamente, o Janeiro Seco começa logo depois do Réveillon, um dos feriados mais pé na jaca do ano.
Reza a lenda, e a Wikipedia, que o primeiro Janeiro Seco aconteceu em 2013, no Reino Unido. Hoje, outros países da Europa e os Estados Unidos também abraçaram a causa. Esperto foram os tchecos, que adotaram o Fevereiro Seco, com menos dias.
Apesar de estarmos no meio do mês, não é tarde para aderir à causa. O que vale é a intenção. E o mais importante, já dá para ser feliz durante janeiro com cervejas sem álcool sem precisar depender das mainstreams de larga escala, como Heineken 0.0, Bud Zero, Corona Cero e Sol Zero.
Com a demanda crescente, algumas artesanais já incluem versões sem álcool em seu portfólio. Em 2024, a Sim!, de Campinas, foi a primeira cervejaria do Brasil a dedicar toda a produção às versões sem álcool. Todas as cervejas ditas sem álcool têm um residual que não ultrapassa 0,5%.
Entre as importadas mais interessantes disponíveis no Brasil, figuram versões sem álcool da Paulaner, Schneider, Brewdog e Brugse Zot.
Confira abaixo uma boa lista de sugestões nacionais que podem ser encontradas online ou nos principais bares especializados, como Empório Alto dos Pinheiros, o EAP, Tap Tap, Cervejoteca e afins.
Sim!
Além dos três rótulos de linha criados no ano passado (summer, ginger e IPA), a cervejaria Sim! (@sim.cerveja) lançou agora duas edições sazonais da série Sour N’ Salt. São cervejas levemente salgadinhas, inspiradas no estilo gose, que chegam nas versões melancia e maracujá. Disponíveis no ecommerce da marca em latas de 350 ml.
Hello, Sunshine
É uma golden ale bem douradinha (como o nome sugere) da Dádiva (@cervejariadadiva), refrescante e de aromas frutados. Além dos bares especializados, a cerveja está listada no site centraldacerveja.com.br, em latas de 310 ml, aquela mais fininha.
Campinas IPA Zero
Uma das melhores cervejas sem álcool do mercado, a versão IPA da Campinas (@servejaria.campinas) venceu prêmio da categoria no World Beer Awards, de Londres. Com lúpulos americanos, tem aroma cítrico característico do estilo e 40 IBU (unidade de amargor).
IPA Underground sem Álcool
A Underground é uma marca do Clube do Malte (@clubedomalte), que lançou a versão sem álcool de sua IPA com bons resultados. Com 0,4% de álcool residual, a long neck está disponível apenas no site clubedomalte.com.br (assinantes têm desconto).
Self Way
A Dama Bier (@damabier) lançou duas cervejas da linha Self Way, sem álcool: uma pilsen e uma IPA, bem aromática e com amargor mais acentuado. Ambas têm residual de 0,4% e são comercializadas em garrafas long neck.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Deixe um comentário