Lar Internacional É #FAKE que vídeo de protesto de indígenas em Nova York seja contra Trump
Internacional

É #FAKE que vídeo de protesto de indígenas em Nova York seja contra Trump




Gravação original mostra manifestação de 9 de outubro de 2024 e não tem relação com Donald Trump, que ainda não havia sido reeleito. Ato real pediu reconhecimento de tribo. É #FAKE que vídeo de protesto indígenas em Nova York seja contra contra Trump; gravação mostra ato por reconhecimento de tribo
Reprodução
Circula nas redes sociais um vídeo que supostamente mostra um protesto de povos indígenas dos Estados Unidos contra o presidente Donald Trump. É #FAKE.
selo fake
g1
Veja, nesta reportagem, respostas a estas 3 perguntas:
Como é o conteúdo fake?
Como foi encontrado o vídeo original?
Como foi o protesto da tribo Muwekma Ohlone?
O conteúdo fake
🛑 O que diz a legenda falsa? “Indígenas americanos protestam contra Trump e pedem justiça nos EUA.”
🚫O que mostra o vídeo do conteúdo mentiroso? Ele começou a circular no início de fevereiro de 2025 e tem os seguintes trechos:
Começa mostrando diversas pessoas montadas em cavalos em rua de Nova York, nos Estados Unidos.
Na sequência, um homem com uma bandeira e um celular diz: “Não seja cego pela sua ingenuidade, o que vocês veem é a verdade. Foi necessário tudo isso para provar para vocês que ainda estamos aqui e não vamos a lugar nenhum”.
Depois, um outro homem, montado em um cavalo, afirma: “Os Estados Unidos tentaram apagar nosso povo, mas nós ainda estamos aqui, nessa terra, para contar a verdade, de São Francisco até [a capital Washington] DC”.
Ao final, a câmera grava uma mulher, também a cavalo. Nesse momento, alguém grita quatro vezes: “O que nós queremos?”, enquanto um coro de pessoas responde: “[Nossa] terra de volta”.
⚠️ Por que o conteúdo é enganoso?
O vídeo original não mostra uma manifestação de indígenas contra Donald Trump, mas um protesto em Nova York da tribo Muwekma Ohlone, de São Francisco, na Califórnia.
A gravação verdadeira foi publicada no TikTok de uma fotojornalista, em 18 de outubro de 2024.
Um post no Facebook da tribo informou que o protesto ocorreu em 09 de outubro de 2024, em Manhattan, Nova York.
Ao longo de agosto e outubro de 2024, esse grupo realizou a Trilha da Verdade (Trail of Truth, em inglês), uma jornada a cavalo que atravessou o país e tinha como destino Washington.
De acordo com o site oficial dos Muwekma Ohlone, os participantes dessa viagem buscavam reivindicar justiça por suas terras originárias e reconhecimento da tribo.
Não há qualquer menção a Donald Trump, que só foi reeleito no dia 6 de novembro de 2024 e tomou posse como 47º presidente americano em 20 de janeiro de 2025.
Em 14 de outubro de 2024, a imprensa dos Estados Unidos noticiou que os manifestantes haviam chegado à capital do país.
Naquele dia, estava sendo comemorado o Dia de Colombo, celebrado anualmente na segunda segunda-feira de outubro.
A data é uma referência à chegada de Cristóvão Colombo à América, ocorrida em 12 de outubro de 1492. O significado desse feriado tem sido repensado, para celebrar os nativos americanos.
Fato ou Fake: a checagem da origem do vídeo
▶️ O primeiro passo foi submeter o vídeo ao InVid, ferramenta que consegue fragmentar o registro em diversos frames (imagens estáticas).
▶️ Depois, o Fato ou Fake fez uma busca reversa dessas fotos no Google Lens, que permite descobrir a origem de imagens na internet.
A ferramenta localizou diversos exemplos de publicações falsas com o mesmo vídeo – mas não conseguia apontar qual era o material original, por conta do bloco de legenda falsa na parte superior do conteúdo.
Em razão disso, foi necessário utilizar o recurso do Google Lens que diminui a área de busca da foto, permitindo excluir da pesquisa a legenda enganosa. Só assim o vídeo original pôde ser identificado.
O resultado mais antigo foi de uma publicação compartilhada em 18 de outubro de 2024 no TikTok pela fotojornalista Stephanie Keith.
O vídeo original tem mais de 6,3 milhões de visualizações.
▶️ Veja as três principais diferenças entre a publicação falsa e a original:
A original tinha, no lugar do aviso enganoso, o seguinte texto: “Nativos Americanos andam a cavalo no centro da cidade por justiça”.
A legenda da publicação verdadeira dizia: “Os nativos americanos, incluindo a tribo Muwekma Ohlone e muitos Lakota, andam a cavalo pelo centro de Manhattan como um protesto para chamar a atenção para sua existência, pedindo um melhor tratamento por parte do governo e expressando as demandas existentes por #landback #native #nativeamerican #horses #horsesoftiktok #midtown #manhattan #nyc #protest”.
A qualidade das imagens do conteúdo original é superior à dos posts mentirosos que circulam na internet.
▶️ Stephanie Keith também compartilhou o vídeo no Instagram, mas com uma legenda maior, que afirmava que a tribo Muekma Ohlone havia organizado uma viagem ao redor do país chamada de Trilha da Verdade.
▶️ O Fato ou Fake enviou mensagem pelo Instagram à fotojornalista, que afirmou ser a autora do vídeo.
No perfil dela, uma publicação de 10 de outubro de 2024 mostra diversas fotos feitas durante aquele ato em Nova York.
A checagem do protesto da tribo Muwekma Ohlone
▶️ Para encontrar reportagens de veículos de imprensa americanos, o Fato ou Fake buscou no Google pelos termos “trail of truth muwekma manhattan”.
Os resultados apontaram reportagens da CBS News e ABC News, que registraram a chegada dos protestos em Washington.
▶️ Na mesma busca, um dos links apontados levava a um vídeo postado compartilhado no Facebook da tribo em 17 de dezembro de 2024.
A publicação afirma que o ato em Nova York tinha sido realizado em 9 de outubro de 2024.
Nas cenas, é possível identificar ao menos três pessoas que estão no vídeo do conteúdo falso que viralizou em fevereiro de 2025. Uma delas é o homem que aparece segurando a bandeira e o celular logo no início da gravação.
O Fato ou Fake entrou em contato por e-mail com a tribo Muwekma Ohlone, que não havia respondido até a última atualização desta reportagem.
▶️ O que é a Trilha da Verdade?
Uma manifestação da tribo e de apoiadores que ocorreu entre agosto e outubro de 2024. De acordo com o site oficial, o objetivo era conscientizar a população de suas reivindicações por reconhecimento e demarcação de terras.
De acordo com veículos de imprensa locais, o reconhecimento da tribo garantiria acesso a fundos federais destinados a saúde, moradia e educação.
O trajeto a cavalo começou em São Francisco, na Califórnia, Oeste dos Estados Unidos, e percorreu diversos estados antes de chegar a Washington, no Leste do país.
É #FAKE que vídeo de indígenas em ruas de Nova York seja protesto contra Trump; gravação mostra ato de uma tribo em 2024
Reprodução
Veja também
É #FAKE post que usa vídeo de Paolla Oliveira para anunciar desconto de 50% em camarote no Carnaval 2025; trata-se de golpe
É #FAKE vídeo de Paolla Oliveira anunciando desconto de 50% em camarote no Carnaval 2025
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
n
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Voo que saiu de NY faz pouso não programado em Roma após ameaça de segurança

Um voo da American Airlines de Nova York para Nova Déli foi...

Internacional

Zelensky anuncia cúpula em Kyiv com a participação de 37 líderes

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou a realização amanhã, segunda-feira (24),...

Internacional

Boca de urna na Alemanha aponta vitória do conservador CDU e crescimento recorde da extrema direita | Mundo

A porcentagem do CDU apontada na boca de urna não é suficiente...

Internacional

Após fala de Trump, Zelensky reforça que foi “legitimamente eleito”

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, reafirmou em entrevista coletiva neste domingo...