Uma cidade ligeiramente maior que o Central Park, criada em torno da SpaceX, no litoral Sul do Texas, apenas para funcionários da empresa de lançamento de foguetes de Elon Musk e familiares. Os planos do bilionário de ter sua própria cidade no estado da estrela solitária estão mais perto de se concretizar, depois que um grupo de colaboradores da empresa apresentou um abaixo-assinado ao condado de Cameron, pedindo para realizar uma eleição para escolher um prefeito e outras autoridades municipais para o local.
A petição, tornada pública em dezembro pelo jornal americano New York Times, explica que, mesmo sem existir oficialmente, a Starbase (como Musk quer batizar a cidade) já é uma comunidade de cerca de 500 habitantes, incluindo mais de 100 crianças, na praia de Boca Chica, onde a SpaceX lança boa parte de seus foguetes.
Quase todos são locatários de imóveis pertencentes à empresa e alguns moram em instalações temporárias, como trailers Airstream. O documento não deixa clara a motivação de Musk em criar uma cidade, nem os benefícios que poderia obter com isso.
O advogado Alan Bojorquez, especializado em ajudar residentes do Texas no processo de incorporação de novas cidades, disse ao New York Times que esta é uma situação inusitada. Ele mesmo nunca ajudou uma empresa que desejasse que seus funcionários formassem a própria cidade. A maior parte desses pedidos envolvem pessoas que querem evitar que suas áreas sejam engolidas por uma cidade em expansão ou impedir que um negócio indesejável se instale no local.
Na prática, assim que fundada, a Starbase precisará assumir a manutenção das estradas, que deixariam de ser responsabilidade do condado. Embora não seja obrigatório por lei, a cidade de Musk também poderia criar departamentos de polícia e bombeiros próprios. Como as cidades são elegíveis para subsídios estaduais e federais, a Starbase ainda teria certa imunidade a ações judiciais.
Nos últimos anos, a SpaceX tem enfrentado oposição de grupos ambientalistas no condado, que reclamam do efeito dos lançamentos em grande escala na ecologia da região costeira. Moradores da região também se queixam de lanchas da empresa que fecham estradas e isolam as praias.
Prefeito e serviços próprios
Outra vantagem é a possibilidade de eleger seus próprios líderes e de criar sistemas municipais de abastecimento de serviços como água. De acordo com a petição apresentada ao condado, o gerente de segurança da SpaceX, Gunnar Milburn, deve ser eleito o primeiro prefeito da cidade de Musk.
Uma carta apresentada junto com a petição, assinada por Kathryn Lueders, gerente geral da SpaceX para a Starbase, explica que, devido à localização remota, a empresa “atualmente desempenha funções civis”, incluindo o fornecimento de educação e saúde para os habitantes locais. “A incorporação mudaria a gestão de algumas dessas funções para um órgão público mais apropriado”, diz o documento endereçado ao juiz do condado de Cameron.
Em uma entrevista citada pelo Times, o juiz do condado, Eddie Treviño Jr., diz que acreditava que o intento inicial de Musk e seus funcionários era apenas mudar o nome da área, para fins de entrega postal, pedido que segue pendente em uma agência federal.
“Mas acho que eles queriam estender isso um pouco mais. Obviamente, eles acham que há alguma vantagem nisso”, declarou o magistrado. Segundo ele, a equipe jurídica do condado e o escritório eleitoral estudam o pedido, para checar se atende aos requisitos legais. A expectativa é que uma eleição seja agendada ao longo de 2025.
Segundo o New York Times, o Texas tem poucos exemplos de cidades empresariais, sendo uma delas a Todd Mission, fundada ao norte de Houston por George Coulam para resguardar sua feira anual da Renascença, o Texas Renaissance Festival.
Expectativa
A esposa de um funcionário da SpaceX, Cayetana Polanco, moradora da área que deve se transformar na nova cidade, diz estar ansiosa pela fundação da Starbase. “Se tudo correr bem com esta petição, meu bebê pode ser a primeira criança nascida nesta cidade. Seria muito épico!”, afirma.
“A SpaceX é a proprietária predominante na área proposta da Starbase e, com apenas algumas exceções, possui todos os imóveis”, escreveu Richard Cardile, gerente sênior de operações da empresa, em uma declaração que foi anexada à petição. A companhia diz manter “registros detalhados de todos os indivíduos que residem em cada unidade habitacional na cidade proposta de Starbase”.
Os eleitores – entre os quais especula-se que Musk possa estar incluso, uma vez que tem residência no condado, onde votou para presidente em novembro – provavelmente apoiarão a proposta, assim que a eleição foi oficialmente aprovada.
Deixe um comentário