Lar Internacional Em impasse sobre 'Golfo da América', Justiça rejeita pedido da Associated Press para garantir acesso imediato à Casa Branca
Internacional

Em impasse sobre 'Golfo da América', Justiça rejeita pedido da Associated Press para garantir acesso imediato à Casa Branca




Agência de notícias processou o governo americano após ter sido barrada de eventos presidenciais por se recusar a usar ‘Golfo da América’. Decisão da Justiça é temporária. Trump completa 1 mês na presidência dos EUA em meio a escalada da tensão com Europa
A Justiça dos Estados Unidos rejeitou um pedido da agência de notícias Associated Press (AP) para a retomada imediata do acesso de jornalistas do veículo à Casa Branca, nesta segunda-feira (24). A agência foi barrada de eventos presidenciais por se recusar a usar “Golfo da América” para se referir ao Golfo do México.
Ao mover a ação, a AP justificou que as medidas adotadas pela Casa Branca violam a Constituição dos EUA e desrespeitam o princípio da liberdade de expressão. A agência disse ainda que tem leitores e clientes no mundo inteiro. Por este motivo, optou por manter “Golfo do México” em reportagens.
Nesta segunda-feira, o juiz Trevor N. McFadden afirmou que AP não conseguiu provar que sofreu danos irreparáveis ao ser banida de participar de eventos na Casa Branca.
Por outro lado, o juiz pediu para que o governo dos Estados Unidos reveja o bloqueio e ordenou que ambas as partes forneçam mais informações sobre o caso. Após esta etapa, McFadden deve proferir uma decisão definitiva sobre o assunto.
Durante uma audiência, o juiz também admitiu que a medida adotada pelo governo é “problemática”, já que discrimina uma única organização.
Em um comunicado, a Casa Branca disse que o acesso de jornalistas ao Salão Oval da Casa Branca é um privilégio, e não um direito.
Histórico
No dia 11 de fevereiro, o governo Trump impediu que um repórter da AP participasse de um evento no Salão Oval da Casa Branca. Na ocasião, a agência afirmou que a administração federal havia determinado que os jornalistas se alinhassem à ordem executiva que renomeou o Golfo do México.
“É alarmante que a administração Trump puna a AP por seu jornalismo independente. Limitar nosso acesso ao Salão Oval com base no conteúdo do discurso da AP não apenas impede severamente o acesso do público a notícias independentes, como viola claramente a Primeira Emenda”, declarou.
Nos dias seguintes, a AP também foi impedida de participar de uma coletiva de imprensa com Trump em Mar-a-Lago, na Flórida, e de voar no Air Force One, da Presidência dos Estados Unidos. É comum que jornalistas de vários veículos acompanhem a viagem presidencial na aeronave.
Na semana passada, Trump afirmou que manteria a Associated Press fora de todos os eventos da Casa Branca até que a agência concordasse em usar o termo “Golfo da América”.
Cerca de 40 organizações de notícias assinaram uma carta organizada pela Associação de Correspondentes da Casa Branca, pedindo que o governo revertesse sua política contra a AP.
LEIA TAMBÉM
Governo Trump remaneja chefe da imigração dos EUA após prisões e deportações ficarem abaixo do esperado
Steve Bannon, ex-estrategista de Trump, faz suposta saudação nazista em evento conservador; extrema direita francesa cancela participação
Papa Francisco não corre risco de morte, mas também não está fora de perigo, dizem médicos
Donald Trump assina ordens no Salão Oval da Casa Branca, em 4 de fevereiro de 2025
REUTERS/Elizabeth Frantz



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Trump deseja rápida recuperação ao papa Francisco

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desejou nesta segunda-feira (24) uma...

Internacional

Durante encontro na Casa Branca, Macron corrige Trump sobre dinheiro enviado para a Ucrânia

Trump afirmou que Europa estava recebendo de volta recursos entregues aos ucranianos....

Internacional

porta-voz da Casa Branca mais jovem da história

Karoline Leavitt foi escolhida pelo presidente Donald Trump em novembro de 2024,...

Internacional

VÍDEO: Fiéis se reúnem no Vaticano em vigília pela saúde do Papa Francisco

Centenas de pessoas participaram de uma cerimônia na Praça de São Pedro,...