Lar Internacional 'Eu disse isso?', questiona Trump, após repórter perguntar se ele ainda acredita que Zelensky é um ditador
Internacional

'Eu disse isso?', questiona Trump, após repórter perguntar se ele ainda acredita que Zelensky é um ditador




Em um post de 19 de fevereiro na rede social Truth Social, o presidente dos EUA chamou o ucraniano de ‘ditador’. Trump assina ordens executivas no Salão Oval da Casa Branca, em 25 de fevereiro de 2025
REUTERS/Evelyn Hockstein
O presidente dos EUA, Donald Trump, reagiu com surpresa ao ser questionado por um repórter se ele ainda acredita que seu colega ucraniano, Volodymyr Zelensky, é um ditador.
“O sr. Zelensky é um ditador? Eu disse isso? Não acredito que eu disse isso”, ele respondeu, em tom de brincadeira, segundo quem estava no local.
A fala ocorreu no Salão Oval, onde o presidente americano recebe em visita oficial o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer.
No dia 19 de fevereiro, Trump escreveu um post na sua rede social, a Truth Social, chamando Zelensky de “comediante modestamente bem-sucedido” e de “ditador”, por não ter realizado eleições devido ao estado de Sítio em que a Ucrânia se encontra, por conta da invasão da Rússia.
Trump afirma que acordo com a Ucrânia sobre minerais raros será assinado na sexta-feira
Naquele momento, o presidente ucraniano havia rejeitado um acordo proposto por Trump para trocar terras ricas em minerais pelo apoio dos Estados Unidos na guerra contra a Rússia. Zelensky acusou Trump de exigir US$ 500 bilhões em riquezas da Ucrânia em troca de apoio de Washington. O presidente ucraniano afirmou ainda que não poderia vender o próprio país.
A resposta de Trump veio com ofensas e pressão para que Zelensky aceitasse as condições impostas.
“Um ditador sem eleições. É melhor que Zelensky aja rapidamente ou não restará a ele um país. Enquanto isso, estamos negociando com sucesso o fim da guerra com a Rússia, algo que todos admitem que somente Trump e sua administração podem fazer”, postou o presidente americano.
No dia 21, Trump voltou a subir o tom e disse acreditar que não era importante que os ucranianos se sentassem à mesa para discutir um acordo de paz na guerra com a Rússia. Dias antes, autoridades dos Estados Unidos e da Rússia haviam se reunido na Arábia Saudita para discutir o fim da guerra. A Ucrânia afirmou ter sido excluída do encontro.
Na última quarta-feira (26), porém, o tom do presidente americano mudou: ele afirma agora que Zelensky se comprometeu a assinar o acordo com os EUA para a concessão de exploração de recursos minerais: “Vamos recuperar nosso dinheiro”, disse Trump durante a primeira reunião ministerial de seu governo.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

‘Já basta’: Trump interrompe premiê britânico e causa climão em pergunta sobre incorporação do Canadá pelos EUA | Mundo

Nesta quinta-feira, Starmer foi questionado sobre as declarações de Trump. Nesse contexto,...

Internacional

Trump foge de pergunta sobre 'desculpas' a Zelensky e diz que paz na Ucrânia pode não acontecer se não for negociada rapidamente

Presidente dos EUA confirmou que líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, assinará acordo sobre...

Internacional

“Vamos pegar vocês, mais cedo ou mais tarde”

O Ministério da Defesa do regime comunista da China lançou uma dura...

Internacional

o ranking de democracias da Economist

A revista britânica The Economist divulgou nesta semana seu Índice de Democracia...