Lar Internacional Ex-presidentes pedem apoio da OEA para posse de González
Internacional

Ex-presidentes pedem apoio da OEA para posse de González



O grupo Iniciativa Democrática da Espanha e das Américas (IDEA), composto por 31 ex-presidentes de países da América Latina e da Espanha, solicitou nesta segunda-feira (13) ao secretário-geral da Organização de Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, que convoque com urgência o Conselho Permanente da entidade para iniciar negociações diplomáticas que garantam a posse de Edmundo González Urrutia como presidente legítimo da Venezuela.

Em comunicado, os ex-mandatários enfatizaram a necessidade de restabelecimento da democracia no país, onde o ditador Nicolás Maduro tenta se perpetuar no poder após tomar posse para um terceiro mandato na sexta-feira (10).

No comunicado, o grupo destacou que a situação venezuelana exige uma “urgente apreciação” por parte da OEA.

“Só assim poderão garantir suas próprias estabilidades outros países”, pontuou o documento, sinalizando a preocupação de que a crise na Venezuela possa ter reflexos em toda a região.

O novo mandato do ditador Maduro se estenderá até 2031. Nas eleições de 28 de julho de 2024, ele foi “reeleito” presidente pelo chavista Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que não divulgou os resultados oficiais detalhados do pleito, como manda a legislação.

Segundo a Plataforma Unitária Democrática (PUD), maior bloco de oposição, González, seu representante nas eleições, venceu o pleito por ampla margem a disputa contra Maduro. A PUD divulgou 85,18% das atas de votação que foram obtidas por seus apoiadores que comprovam o resultado.

A ideia de envolver a OEA é uma forma de fazer com que todos os países membros da organização, que inclui o Brasil, reconheçam González como presidente de fato da Venezuela.

Desde o início de janeiro, González tem realizado diversas visitas por países da América Latina e Estados Unidos, buscando apoio internacional para sua posse como presidente. Ele já visitou Argentina, Uruguai, Panamá, República Dominicana e os Estados Unidos. Nesta segunda-feira, o IDEA agradeceu aos governos que receberam o líder opositor e reafirmou seu compromisso em trabalhar para que ele assuma a presidência venezuelana.



FONTE

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Mais de 20 mineiros são resgatados de mina ilegal na África do Sul e 15 corpos são recuperados | Mundo

As imagens divulgadas pelo Macua (Comunidades Afetadas pela Mineração Unidas em Ação)...

Internacional

Após ameaça de Maduro, Porto Rico pede proteção dos EUA

A governadora de Porto Rico, Jenniffer González Colón, instou o presidente eleito...

Internacional

Kate Middleton visita hospital de Londres onde fez tratamento contra o câncer

Segundo seu gabinete, ela foi até o local para agradecer pessoalmente aos...

Internacional

Zelensky aborda com Macron possível envio de tropas à Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, conversou com seu homólogo da França,...